A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) realizaram, nesta terça-feira (11/06), uma campanha de doação de sangue. A ação aconteceu na galeria do plenário da Casa e coletou uma quantidade de bolsas capazes de salvar até 160 vidas.
A importância da iniciativa foi destacada pelo subdiretor do Departamento Médico da Alerj, Renan Torres, que explicou que uma bolsa de sangue salva até 4 vidas.
“Nós estamos no segundo ano, com o Hemorio, realizando essa ação totalmente solidária voltada para que as pessoas se conscientizem da importância de doar sangue. É um ato de carinho e muito necessário, principalmente com o quadro atual dos estoques do Hemorio que se encontram muito baixos”, pontuou.
O primeiro doador que aderiu à campanha foi o servidor César Cunha, que soube da ação através dos colegas de trabalho e garantiu que doa sangue todos os anos.
“Eu cresci vendo meu pai ter esse compromisso com a solidariedade e assim que fiz 18 anos comecei a doar. Hoje, já são 40 anos que faço a minha parte e acho que todos que podem deveriam deixar o medo de lado e contribuir também”, afirmou.
A primeira vez
Já a servidora Luana Queiroz aproveitou a ocasião para doar pela primeira vez. “Eu sempre tive vontade de doar, mas geralmente os pontos de coleta eram longe para mim e hoje pude ter essa oportunidade de doar no meu local de trabalho. Estou bem feliz de ajudar”, contou.
No Brasil, aproximadamente 1,4% da população participa ativamente da doação de sangue, o que corresponde a 14 doadores por mil habitantes. Este número está dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, que sugere que entre 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/campanha-de-doacao-de-sangue-promovida-pela-alerj-faz-coleta-capaz-de-salvar-160-pessoas/