23 de setembro de 2024
Compartilhe:

Os agricultores familiares, os trabalhadores rurais e os pequenos produtores de Cachoeiras de Macacu, cidade da Região das Baixadas Litorâneas, vão receber um aporte financeiro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no valor de R$ 10 milhões. 

O projeto de lei, com a finalidade de ajudar as vítimas das chuvas de março deste ano, foi aprovado pelos deputados, nesta quarta-feira (12/06), em discussão única. 

Os recursos sairão do Fundo Especial do Legislativo e vão custear um auxílio mensal de um salário mínimo durante um ano. O benefício será recebido por pessoa física afetada por danos e prejuízos em sua atividade econômica rural, bem como para ações de recuperação de infraestrutura e da produção agropecuária. Ele atenderá prioritariamente o Assentamento de São José da Boa Morte.

A região foi duramente castigada por tempestades que causaram inundações com interdição de estradas, queda de pontes, perda de áreas de lavouras e desalojamento de diversas famílias. A área total de lavouras atingidas chega a quase dois hectares. O município teve a situação de emergência reconhecida pelo Decreto 5.012/24.

O problema ainda foi agravado por conta da contaminação do solo pelo tolueno, a mesma substância que, em abril,  paralisou o sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de água para a Região Metropolitana. 

“É um projeto importante para o estado, pois é onde a agricultura familiar é mais forte. Agora, o governo tem que cuidar da região. Toda vez que o rio Guapiaçu transborda, os agricultores ficam até seis meses sem produzir porque o escoamento da água não acontece de forma adequada. O leito precisa ser dragado e ter contenção”, disse Flávio Serafini (Psol), autor do projeto. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-aprova-doacao-de-r-10-milhoes-para-agricultores-de-cachoeiras-de-macacu-atingidos-pelas-chuvas/