21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A avaliação positiva do governo Lula apresentou variações significativas em diferentes áreas, conforme dados divulgados neste sábado (15) pela pesquisa do instituto AtlasIntel, em parceria com a CNN Brasil, feita pela internet.

A maior alta foi registrada em relações internacionais, onde a aprovação subiu de 40% para 53% entre maio e junho de 2024. Outros segmentos da administração federal também tiveram aumento na avaliação positiva, como direitos humanos (40% para 44%) e meio ambiente (40% para 42%).

Por outro lado, a segurança pública viu uma queda na avaliação positiva, passando de 31% em maio para 27% em junho. A área de combate à corrupção manteve-se estável com 37%, enquanto a responsabilidade fiscal oscilou de 38% para 39%, dentro da margem de erro de 1 ponto percentual.

Avaliação por região

A pesquisa também revelou variações regionais na aprovação do governo. No Nordeste, o governo tem a maior aprovação com 66,3%, seguido pelo Norte com 58,5%. No Centro-Oeste, a desaprovação é mais acentuada, com 70,7%, enquanto no Sudeste e no Sul a desaprovação é de 60,8% e 52,5%, respectivamente.

No geral, a pesquisa indicou que 51% dos entrevistados aprovam o governo Lula, enquanto 47% desaprovam, um aumento em relação aos 45% de desaprovação registrados em maio. A porcentagem de pessoas que não souberam responder ficou em 2%.

A pesquisa foi realizada com 3.601 pessoas entre 7 e 11 de junho, com uma margem de erro de 1 ponto percentual e um nível de confiança de 95%. Os entrevistados foram recrutados durante a navegação de rotina na internet, permitindo que respondessem ao questionário de forma anônima, sem a influência de uma interação humana direta.

Com informações do UOL

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisa-atlas-avaliacao-do-governo-lula-cresce-em-relacoes-internacionais-mas-cai-em-seguranca-publica/