21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reagiu nos bastidores às críticas feitas a ele pelo presidente Lula durante entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (18). Lula afirmou que Tarcísio teria mais influência sobre as decisões do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do que o próprio presidente. Além disso, conforme informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Lula criticou o jantar oferecido por Tarcísio ao banqueiro na semana passada e sugeriu que o governador “certamente acha maravilhosa” a atual taxa de juros no Brasil.

Em conversas com aliados depois da entrevista, Tarcísio lamentou as declarações de Lula, enfatizando que nunca interferiu nas ações do presidente do Banco Central. Segundo seus aliados, o governador destacou que Campos Neto é “sério” e “extremamente técnico” e lembrou que a definição da taxa de juros é baseada em diversos fatores técnicos.

De acordo com relatos, Tarcísio afirmou que não tem interesse em manter juros altos no Brasil, pois uma taxa elevada prejudica os projetos de infraestrutura do governo paulista.

“Queremos a taxa mais baixa. Mas não existe taxa baixa sem âncora fiscal. Ele (Lula) devia saber disso. Está fazendo o que sempre faz: jogando a culpa nos outros”, teria dito o governador.

Apesar de sua reação nos bastidores, Tarcísio comunicou a seus auxiliares que não responderia a Lula publicamente para evitar entrar em polêmica ou confronto com o presidente da República. “Vamos focar no nosso trabalho aqui, nas nossas entregas, sem polemizar com o governo federal. Eles estão caindo pelas próprias pernas”, teria afirmado o governador.

O post Tarcísio rebate nos bastidores críticas de Lula a encontro com Campos Neto: ‘Presidente do BC é sério e extremamente técnico’ apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tarcisio-rebate-nos-bastidores-criticas-de-lula-a-encontro-com-campos-neto-presidente-do-bc-e-serio-e-extremamente-tecnico/