20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Os planos do PT de indicar o vice na chapa de João Campos (PSB) para a reeleição à Prefeitura em Recife estão se distanciando a cada dia que passa. Nas últimas duas semanas, quatro secretários municipais cotados para ocupar o cargo se filiaram a outros partidos que fazem parte da base do prefeito – MDB, União Brasil, Republicanos e PCdoB.

Enquanto isso, o PT continua insistindo na aliança e apresenta dois nomes, considerando a possibilidade de assumir o comando da capital em 2026, caso João Campos decida concorrer ao governo de Pernambuco.

Na última terça-feira, Maíra Fischer (Finanças) e Victor Marques (Chefia de gabinete) anunciaram suas filiações no União Brasil e PCdoB, respectivamente.

Anteriormente, Marília Dantas (Infraestrutura) e Filipe Matos (Planejamento) já haviam migrado para o MDB e Republicanos, que também integram a base do prefeito.

Todos os quatro secretários têm proximidade com João Campos e são considerados nomes de confiança do prefeito, o que facilitaria uma eventual renúncia em 2026 para concorrer ao Palácio das Princesas.

Enquanto os secretários municipais se afastam do PT, o partido tem trabalhado nos bastidores os nomes do deputado federal Carlos Veras e do ex-vereador Mozart Sales. Dirigentes do partido acreditam que o acordo se concretizará, embora reconheçam que ainda faltam elementos para isso acontecer. O deputado estadual João Paulo, ex-prefeito de Recife, afirma que o apoio ao João Campos ocorrerá independentemente da composição da chapa.

Em meio às negociações para a vice, o PDT, que faz parte da base de João Campos, não deseja ocupar o cargo. A sigla, representada pela atual vice Isabella de Roldão, sairá da prefeitura devido a questões relacionadas à relação com o PSB em outros estados, especialmente no Ceará.

Antes da briga interna entre os irmãos Ciro e Cid Gomes, o PT e o PDT haviam feito um acordo condicionando o apoio a João Campos em Recife à reeleição de José Sarto (PDT) em Fortaleza.

Enquanto João Campos define sua chapa, Raquel Lyra anunciou seu apoio ao secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD.

Com informações de O Globo.  

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pt-enfrenta-mais-dificuldades-para-ter-um-vice-na-chapa-a-reeleicao-de-joao-campos-em-recife-com-movimentacao-de-secretarios/