O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende anunciar nesta sexta-feira (21) o coronel Ricardo de Mello Araújo (PL), ex-chefe da Rota, como vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) para as eleições municipais deste ano.
Como informa Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o anúncio ocorrerá durante a inauguração de uma obra. Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mello Araújo enfrentava resistência inicial do prefeito Nunes e sua base política.
Aliados de Nunes temiam que o coronel fosse visto como um nome radical, afastando eleitores de centro. No entanto, a entrada de Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela prefeitura, com apelo à direita conservadora e flertando com o apoio de Bolsonaro, aumentou a pressão para que Nunes escolhesse um vice alinhado com o ex-presidente.
Tarcísio de Freitas pressionou publicamente pela definição e declarou apoio ao coronel.
Na última semana, Bolsonaro e Tarcísio almoçaram com o ex-coronel da Rota na sede da prefeitura. Mello Araújo foi anteriormente indicado por Bolsonaro para a direção da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). A campanha de Nunes pretende destacar a atuação do oficial no combate à corrupção na empresa pública.
A base de Nunes expressou preocupação de que a escolha do coronel possa associar a pauta da segurança pública diretamente ao prefeito, e não ao governador. Segundo pesquisa Datafolha, 23% dos paulistanos consideram a segurança o maior problema da cidade. Nunes quer evitar ser criticado nessa área.
Por outro lado, a escolha de Mello Araújo também pode atrair eleitores preocupados com a segurança, satisfeitos com a inclusão de um coronel da Rota na chapa.
O post Ex-chefe da Rota deve ser anunciado como vice de Ricardo Nunes, em São Paulo, nesta sexta (21) apareceu primeiro em Agenda do Poder.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ex-chefe-da-rota-deve-ser-anunciado-como-vice-de-ricardo-nunes-em-sao-paulo-nesta-sexta-21/