Com a expansão global do mercado de veículos elétricos fabricados pela China, o país exporta cada vez mais unidades de carros movidos a bateria. Uma exportação tão intensa que faltam navios para dar conta de toda a demanda. As informações são do Electrek.
Leia mais:
- Hyundai vai investir US$ 50 bilhões para entrar no top 3 do mercado de elétricos
- Veículos elétricos são populares na Europa, mas grande parte vem da China; entenda
- BYD vai construir nova fábrica na Tailândia ainda este ano
A procura pelos elétricos chineses vem sendo tão elevada que o país está no caminho para acumular o que será a quarta maior frota do mundo dentro de poucos anos, com novas rotas comerciais a serem criadas especialmente para automóveis feitos na China.
A China dispõe da oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, de acordo com dados da consultora marítima Veson Nautical.
Em comparação, o Japão é o país que lidera a lista, possui 284 navios, seguido pela Noruega, que tem 102. A Coreia do Sul vem em terceiro com 72 e a Ilha de Man, que tem 61 navios registrados, em quarto.
A China já vem se mexendo para mudar essa situação, e empresas locais já encomendaram 47 novos navios, o que representa um quarto de todas as encomendas mundialmente. Os clientes comprando esses navios incluem a SAIC Motor, a Chery, a BYD, bem como as empresas de navegação COSCO e China Merchants.
“Depois que esta armada for entregue à China, a frota de transporte de automóveis controlada pela China saltará dos atuais 2,4% para 8,7%”, disse Andrea de Luca, analista da Veson.
China em plena expansão no mercado exportador de automóveis
- A China já ultrapassou o Japão como maior exportador mundial de automóveis.
- A BYD exportou sozinha mais de 240 mil veículos no ano passado, representando cerca de 8% das suas vendas globais.
- Em 2024, a empresa quer exportar até 400 mil carros elétricos. A montadora já tem um navio construído especificamente com capacidade para 7 mil carros e planeja adicionar mais sete navios desse tipo em dois anos.
- A Tesla e a Volkswagen também expandiram as suas exportações da China.
O transporte pelo mar é geralmente feito usando navios roll-on/roll-off, que permitem que os veículos sejam conduzidos diretamente em vez de usar um guindaste. Nos últimos anos, esses navios estiveram em baixa, com modelos antigos sendo aposentados e encomendas de novos modelos caindo, algo que o cenário chinês de exportação de carros pode mudar.
O post China exporta tantos carros elétricos que navios de carga estão em falta apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/12/carros-e-tecnologia/china-exporta-tantos-carros-eletricos-que-navios-de-carga-estao-em-falta/