O cinema está sempre conectado com a tecnologia, e poucas coisas representam isso tão bem quanto o novo estúdio da Amazon. O Stage 15 conta com um telão de led de 25 metros de diâmetro e consegue fazer cenários criarem vida instantaneamente. O Olhar Digital esteve em Los Angeles para conhecer com exclusividade o estúdio e entender o uso da nuvem AWS nas produções para o Prime Vídeo.
A tecnologia usada no estúdio é o volume, que está presente em séries como “The Mandalorian”, por exemplo, e consiste no uso de painéis de led ao invés de chroma key e cenários reais. Mas não dá para ter noção do quão impressionante isso pode ser sem estar lá dentro.
Como é por dentro do Stage 15 da Amazon?
O Stage 15 muda completamente, das paredes ao teto, em segundos, e permite você sair de um faroeste para um futuro pós-apocalíptico. A Amazon garante que isso acelera as filmagens, já que é mais interativo para atores e diretores. Isso é fácil de supor, já que o chroma key ainda depende de uma boa dose de imaginação durante as filmagens.
Leia mais:
- Amazon Prime Video: como usar a função ‘Sua Lista’
- Amazon Prime Video: veja como bloquear a assinatura de canais extras
A tecnologia também permite menos pós-produção, já que a maior parte dos cenários digitais já estão prontos durante as filmagens. A Amazon também diz que a AWS vai acelerar muito o envio de imagens de dentro do estúdio para as equipes, acelerando mais ainda todo o processo.
Nas demonstrações vimos o uso ir além da criação de cenários simples. O volume pode gerar profundidade e movimento, com possibilidades infinitas. O tela também interage com a câmera, trazendo ainda mais realismo. No exemplo que vimos, em uma “caverna”, a tela acompanha o movimento da câmera, mudando levemente a imagem reproduzida para se enquadrar na filmagem. A ideia é que isso torne a filmagem mais realista e interativa, tirando a impressão de que aquilo é apenas um cenário digital. Como disseram os executivos aqui, a intenção é justamente que ninguém note o uso do recurso.
O volume não é unanimidade na indústria, em algumas produções é possível notar a presença do recurso e há quem diga que isso vai limitar ainda mais o uso de cenários reais. Como toda tecnologia, para funcionar bem é preciso usar direito, e o que foi visto no Stage 15 parece um passo importante nisso.
O post Por dentro do telão gigante de 25 metros da Amazon apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/21/cinema-e-streaming/por-dentro-do-telao-gigante-de-25-metros-da-amazon/