O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma série de visitas e encontros em São Paulo nesta segunda-feira (24). Pela manhã, Lula visitou o linguista norte-americano Noam Chomsky e o escritor Raduan Nassar. Em seguida, ele se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), chegando ao apartamento do tucano às 12h10.
FH completou 93 anos na última terça-feira (18) e recebeu uma ligação de felicitações de Lula. Apesar de terem sido adversários políticos em várias eleições, Lula e FH se uniram na disputa eleitoral de 2022, com o ex-presidente tucano declarando voto em Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, FH havia emitido um comunicado pedindo voto em favor de candidatos que defendessem as instituições, a ciência e a diversidade, o que foi interpretado por petistas como um apoio velado a Lula.
Noam Chomsky, de 95 anos, recentemente recebeu alta do hospital Beneficência Portuguesa após sofrer um AVC em julho do ano passado. Chomsky também declarou apoio a Lula em 2018, antes de o petista ser impedido pela Justiça de disputar a eleição e passar o posto para Fernando Haddad (PT).
Raduan Nassar, autor de obras clássicas da literatura brasileira como “Lavoura Arcaica” e “Um Copo de Cólera”, é um conhecido apoiador de Lula.
O presidente chegou a São Paulo no domingo (23) e deve retornar a Brasília ainda nesta segunda-feira. A relação entre Lula e FH, que se conhecem desde a década de 1970, tem sido marcada por aproximações e distanciamentos. Eles se conheceram em 1973 no Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), fundado por FH após seu retorno do exílio no Chile. Em 1978, Lula, então líder sindical, apoiou a candidatura de FH ao Senado pelo MDB, participando de comícios e panfletagens.
Os dois estiveram juntos na campanha por eleições diretas e no segundo turno das eleições de 1989, quando FH e outros líderes do PSDB apoiaram Lula, que acabou derrotado por Fernando Collor. Posteriormente, FH venceu Lula nas eleições presidenciais de 1994 e 1998. Durante os mandatos presidenciais de Lula, ambos trocaram críticas severas, mas mantiveram uma relação cordial após deixarem a Presidência. Exemplos dessa cordialidade incluem a participação de Lula no velório da antropóloga Ruth Cardoso, esposa de FH, em 2008, e o apoio de FHC a Lula após a morte de Marisa Letícia, esposa do petista, em 2017.
Com informações da Folha de S.Paulo
O post Em São Paulo, Lula visita FH, linguista Noam Chomsky e escritor Raduan Nassar apareceu primeiro em Agenda do Poder.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-sao-paulo-lula-visita-fh-linguista-noam-chomsky-e-escritor-raduan-nassar/