21 de setembro de 2024
Compartilhe:

RICARDO VILLA VERDE

A seção de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desta terça-feira (25) pode repercutir politicamente em Resende. Dois pré-candidatos a prefeito na cidade – Noel de Carvalho (PSDB) e Renan Marassi (Republicanos) – terão as contas de campanha de 2022 julgadas pelo tribunal. Marassi concorreu a deputado federal pelo PL e Noel a estadual, pelo Solidariedade. Os dois não foram eleitos.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) emitiu pareceres pedindo a desaprovação das contas dos dois políticos, por supostas irregularidades e inconsistências constatadas pelo órgão técnico do TRE. Para Marassi, a Procuradoria pede ainda a devolução de R$ 3.406,87 ao Tesouro Nacional, de recursos do Fundo Partidário que teriam sido utilizados incorretamente.

A reprovação das contas de 2022 não impedem os dois de concorrerem este ano. “O problema é mais político, de imagem. Os adversários certamente vão usar contra eles”, afirma um experiente advogado eleitoral que prefere anonimato. Até 2008 o TSE entendia que a desaprovação das contas de campanha impedia a obtenção da certidão de quitação eleitoral, que é necessária para o candidato registrar sua candidatura. Posteriormente porém, o TSE mudou o entendimento.

Noel e Marassi estão com as pré- candidaturas nas ruas, mas nos bastidores políticos a aposta é que Noel estaria tentando se cacifar para ser vice de Marassi. O nome de Noel chegou a ser cogitado para a vaga mas enfrenta resistências entre integrantes do Cidadania e de outros partidos da coligação de Marassi. O nome praticamente definido para vice é o da ex-deputada Ana Paula Rechuan (PSD).

O post MP pede reprovação das contas de Renan Marassi e Noel de Carvalho; julgamento amanhã no TRE pode impactar disputa em Resende apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/julgamento-no-tre-pode-influenciar-disputa-em-resende/