O Comitê Executivo da Interpol indicou Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal brasileira, para ocupar o cargo de Secretário-Geral da organização pelos próximos seis anos, de 2025 a 2030.
Urquiza, natural de São Luís, no Maranhão, possui 43 anos e é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Administração Pública pelo IBMEC e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP.
Ele ingressou na PF em 2007 e tem vasta experiência em cooperação internacional.
Além de sua formação acadêmica, Urquiza possui qualificações internacionais significativas, incluindo cursos de Justiça Criminal na Universidade de Virginia, Telecomunicações e Tecnologia da Informação na Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) em Tóquio, e Gestão e Liderança em Harvard.
A confirmação da indicação está prevista para novembro deste ano, durante a Assembleia Geral da Interpol.
Se eleito, Urquiza será o primeiro brasileiro a liderar a organização em seus 100 anos de história.
Após a indicação, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores emitiram uma nota conjunta elogiando a eleição de Urquiza.
“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional uma dimensão essencial”, destacou o comunicado.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/06/delegado-maranhense-e-indicado-para-ser-o-proximo-secretario-geral-da-interpol/