21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Leviatã, com o objetivo de combater organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Até o momento, 54 pessoas foram presas. Além disso, quase R$ 6 milhões foram bloqueados em 37 contas bancárias e 18 veículos, seis armas de fogo e drogas foram apreendidas.

Ao todo, foram expedidos 85 mandados de prisão preventiva e 136 de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ainda foram expedidas 281 ordens judiciais para os três estados da região sul.

A investigação do grupo criminoso, que tem base no Vale dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, iniciou em maio de 2023., após a apreensão de mais de uma tonelada de maconha em um estabelecimento de lavagem de carros, em Viamão, também na região metropolitana.

Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com os dois presos, foram encontrados aparelhos telefônicos que possibilitaram a continuidade das investigações.

A partir disso, foi descoberto um esquema complexo de compra, venda e distribuição de drogas em todo o estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Civil, o grupo movimentou quase nove toneladas de maconha em dois meses.

O lucro obtido pela facção com o comércio ilegal dos entorpecentes ultrapassaria R$25 milhões, segundo a investigação.

As drogas – maconha, cocaína e crack – eram fornecidas ao grupo gaúcho por pessoas dos estados de Santa Catarina e Paraná. Para despistar a Polícia, os criminosos transportavam os entorpecentes em veículos que tinham compartimentos para ocultá-los. Além disso, a droga também era escondida no interior de pneus.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mais-de-50-pessoas-sao-presas-em-operacao-contra-o-trafico-de-drogas-no-sul-do-pais/