24 de novembro de 2024
Sargento Portugal será um dos representantes do RJ na comissão
Compartilhe:

O Rio de Janeiro terá, ao menos, um parlamentar na Comissão Especial, criada pela Câmara dos Deputados, para analisar a chamada PEC das Drogas, que visa inserir um parágrafo na Constituição Federal para criminalizar a posse e o porte de drogas, independentemente da quantidade.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou a criação da Comissão Especial, na terça-feira (25), depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar a posse de maconha para o uso pessoal. O STF estipulou o limite de 40 gramas para diferenciar o usuário do traficante de drogas. 

O Congresso Nacional dará a palavra final sobre a regulamentação do tema, desde que a PEC cumpra os requisitos constitucionais. O texto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), irá definir a diferenciação entre traficante e usuário, estipulando penas alternativas e tratamento contra a dependência química para quem não for considerado traficante.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados terá 34 membros titulares e igual número de suplentes. Até o momento, apenas o Republicanos e o Podemos fizeram a indicação de seus membros.

O Podemos indicou o deputado Sargento Portugal (Pode-RJ) para ser o suplente na comissão, enquanto o titular será o deputado Mauricio Marcon (Pode-RS).

Os membros titulares do Republicanos serão: a deputada Antônia Lúcia (AC), e os deputados Jeferson Rodrigues (GO) e Julio Cesar Ribeiro (DF), enquanto os suplentes serão os deputados Diego Garcia (PR), Thiago Flores (RO) e Aluisio Mendes (MA).

Pela regra da proporcionalidade, o PL, que é o maior partido da Casa, poderá indicar 12 membros, sendo seis titulares e seis suplentes. A federação PT-PCdoB-PV indicará dez integrantes na comissão, seguido do União que indicará oitos membros. 

PP, MDB, PSD e Republicanos indicarão seis membros. Já Podemos, a Federação PSDB-Cidadania, PDT, PSB, Avante, PRD e a federação PSOL-Rede indicarão 2 membros, um titular e um suplente.

Ainda não há uma data para o início dos trabalhos da Comissão Especial. Depois que o texto for aprovado pelo colegiado, ele seguirá para análise do Plenário da Câmara dos Deputados. A PEC já foi aprovada pelo Senado Federal.

O post Sargento Portugal será um dos representantes do RJ na comissão da Câmara dos Deputados que irá analisar a PEC das Drogas apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/sargento-portugal-sera-um-dos-representantes-do-rj-na-comissao-da-camara-dos-deputados-que-ira-analisar-a-pec-das-drogas/