21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O deputado distrital do P|SOL, Fábio Felix, enviou representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) em que acusa  a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) de incitação ao crime, ao apoiar a tentativa de golpe de Estado na Bolívia esta semana.

A parlamentar, porém, nega esse apoio e diz que celebrou a promessa de libertação de presos políticos feita pelo general golpista José Zúñiga, que acabou preso.

Para Felix, Bia Kicis “incitou publicamente animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, ao celebrar a conflagração militar ocorrida em país vizinho, de fomo a tomá-la como exemplo do que deveria, em seu entender, ocorrer no Brasil”.

Kicis compartilhou nessa quarta-feira (26), no X (antigo Twitter), uma publicação que noticia a tentativa de tomada de poder na Bolívia pelo general Zúñiga e afirma que ele anunciou a libertação de todos os presos políticos, incluindo a ex-presidente Jeanine Añez, condenada a dez anos de prisão por golpe de estado contra Evo Morales. Ao repostar o assunto, Bia Kicis comentou: “Graças a Deus!”.

Em vídeo publicado no dia seguinte, Bia Kicis negou ter comemorado tentativa de golpe na Bolívia. “Certo é que a libertação de presos políticos seria algo a ser muito comemorado”, afirmou.

“Inclusive, a ex-presidente da Bolívia, a Jeanine Ãnez, está presa e foi condenada a dez anos de prisão simplesmente porque ela cumpriu a Constituição lá e assumiu a presidência em um vácuo que houve antes do Evo Morales voltar ao Poder. Eu já estive com a filha dela, sei do sofrimento da família dessa mulher e vou comemorar muito o dia que ela e tantos outros presos políticos da Bolívia sejam soltos”, disse a parlamentar no vídeo publicado nessa quinta-feira (27/6).

Com informações do Metrópoles

O post Deputado do PSOL pede à PGR ação contra Bia Kicis por suposto apoio à tentativa de golpe na Bolívia apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-do-psol-pede-a-pgr-acao-contra-bia-kicis-por-suposto-apoio-a-tentativa-de-golpe-na-bolivia/