20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Há alguns dias, o universo dos E-Sports foi invadido (literalmente). Durante a final da etapa estadunidense do torneio Apex Legends Global Series (ALGS) entre as equipes DarkZero e Luminosity, um hacker conseguiu bagunçar a disputa, chegando a causar a desclassificação de um dos jogadores e a derrota técnica de sua equipe.

Isso porque, na tela do jogador, surgiu uma janela de configuração com um cheat (algo proibido nas disputas de E-Sports). Ele também passou a enxergar seus oponentes com um “wallhack” (que remove as camadas de proteção do jogo como paredes, deixando-as transparentes), sendo conduta grave em disputas deste tipo, podendo banir o gamer por alguns anos, ou pela vida toda.

Leia mais:

  • Stuttering: saiba o que é o problema e como resolvê-lo
  • O que é mesh shader e como funciona a ferramenta
  • Grupo hacker suspeito de roubar 76 milhões de senhas é preso no DF

O problema é que o jogador não tinha ideia do que estava acontecendo, se mostrando atordoado com a situação, inclusive. Tratando como algo isolado, um episódio de trapaça, os organizadores do torneio não mudaram as regras e nem a segurança nos computadores utilizados.

E o que houve a seguir? O episódio se repetiu, algumas partidas depois, mas com um plus: além do cheat e do wallhack, surgiu um “aimbot” (app ou script que controla a mira do jogador).

Só então os organizadores acreditaram que havia algo de mais grave, já que as trapaças nos E-Sports existem, mas é difícil de acreditar que alguém, deliberadamente, deixe a tela de cheat visível para todos. Assim, a partida foi paralisada e o torneio foi interrompido indefinidamente.

Usuário reivindicou ataque ao torneio de “Apex Legends”

  • Mais tarde, um usuário de apelido Destroyer2009 reivindicou o ataque no X;
  • Ele afirmou que explorou uma vulnerabilidade de execução remota de código;
  • Só que ele não indicou se a brecha estava no “Apex Legends”, no software de anti-cheat, o Easy Anti-Cheat (obrigatório em torneios de E-Sports), ou se em outro programa;
  • Representantes do Easy Anti-Cheat garantiram a segurança da aplicação;
  • Segundo a Kaspersky, Por enquanto, a Respawn Entertainment, desenvolvedora do jogo, não se manifestou a respeito, mas anunciou a primeira de uma série de atualizações de segurança;
  • Até hoje, isso jamais tinha acontecido, “somente” problemas de internet e de hardware.

O post Hacker invade torneio ao vivo de “Apex Legends”; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/12/seguranca/hacker-invade-torneio-ao-vivo-de-apex-legends-entenda/