24 de novembro de 2024
Prefeitura de SP suspende rodízio de veículos nesta quarta (3)
Compartilhe:

A Prefeitura de São Paulo (SP) suspendeu o rodízio municipal de veículos para esta quarta-feira (3) devido à greve de motoristas e cobradores de ônibus na cidade.

Veículos com placas finais 5 e 6, que originalmente não poderiam circular das 7h às 10h e das 17h às 20h, estão agora liberados. O descumprimento da regra normalmente resulta em uma multa de R$ 130. 

Além da suspensão do rodízio pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretou ponto facultativo na capital paulista.

Um Centro de Operações da SPTrans foi montado a partir das 6h desta quarta-feira para acompanhar a greve.

Greve e reivindicações

Na tarde desta terça-feira (2), o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP) confirmou a greve de motoristas e cobradores de ônibus a partir do primeiro minuto (00h01) desta quarta-feira (3)

Apesar da greve, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou que os motoristas e cobradores devem garantir 100% da frota circulando nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. A CNN questionou o sindicato sobre essa decisão do TRT e aguarda retorno.

Os motoristas e cobradores de ônibus reivindicam um reajuste de 3,69% pela inflação (IPCA), além de mais 5% de ganho.

O sindicato afirmou que poderá ocorrer uma nova negociação, caso uma contraproposta positiva seja enviada pelo sindicato patronal.

Alternativas para o transporte

Com a paralisação dos ônibus na capital, quem depende da frota rodoviária na cidade, será afetado.

As alternativas são se deslocar através do Metrô e dos trens da CPTM, além de carros de aplicativo, como Uber e 99, bicicletas, carros de aluguel e carros particulares.

Metrô opera seis linhas, com 91 estações e 104,4 km de extensão. Além da Linha 4-Amarela, que é operada pela Via Quatro e possui 12,8 km de extensão e 11 estações.

E a Linha 5-Lilás, operada pela Via Mobilidade desde agosto de 2018 e possui 20 km e 17 estações. Já a CPTM opera sete linhas, com 57 estações e 196 km de extensão que atendem 18 municípios.

Fora as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas operadas pela Via Mobilidade, que conta com 42 estações e 78,9 km de extensão.

*Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/prefeitura-de-sp-suspende-rodizio-de-veiculos-nesta-quarta-3-devido-a-greve-de-onibus/