A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação “Rota do Crime 5: Fênix”, que visa desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas e armas pela fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai pelas estradas a outros estados.
A investigação apontou que o grupo foi responsável pelo transporte de pelo menos 15 toneladas de maconha em menos de um ano.
A CNN apurou que empresas de sucata eram usadas pelo grupo. Segundo os investigadores, os criminosos escondiam a droga no meio da carga de ferro velho e depois despachavam para todo o país.
São cumpridos hoje 12 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e nove de busca e apreensão, em Ponta Porã (MS) –que faz fronteira com o Paraguai–, Artur Nogueira (SP) e Belo Horizonte (MG).
Os presos, segundo a PF, são articuladores de esquema criminoso que contratava fretes por meio de serviço terceirizado para traficar drogas de Ponta Porã para outros estados do Brasil e estão ligados à apreensão de 12 toneladas de maconha, em maio do ano passado, em uma rodovia de São Paulo, sendo o recorde de apreensão no estado.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-prende-grupo-responsavel-por-trazer-15-toneladas-de-maconha-ao-brasil-pela-fronteira-com-o-paraguai/