A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que se confundiu ao chamar a colega parlamentar Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva”. No entanto, ela já havia se referido da mesma forma à deputada fluminense, usando o nome da ex-escrava.
“As mulheres mais à direita acham que cada mulher precisa passar pela sua meritocracia e fazer isso em médio, longo prazo, que as coisas estão acontecendo. Por exemplo, na constituinte a própria secretária da Mulher, a Chica, diz o seguinte: ‘Era a minoria da minoria da minoria as mulheres ali’”, afirmou Zambelli em entrevista à TV Câmara durante o encontro de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (AL).
O PT apresentou duas representações contra Zambelli pelas declarações, consideradas racistas: a primeira foi enviada ao deputado Domingos Neto (PSD-CE), corregedor-geral da Câmara. A segunda é uma representação criminal destinada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/apesar-de-alegar-confusao-zambelli-ja-havia-chamado-benedita-da-silva-de-chica-veja-video/