23 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente da Argentina, Javier Milei, comunicou ao Itamaraty nesta quinta-feira (4) que realizará uma “visita privada” ao Brasil no fim de semana para participar de um evento conservador em Balneário Camboriú (SC). No entanto, Milei optou por buscar apoio logístico diretamente com o governo de Santa Catarina, chefiado pelo governador bolsonarista Jorginho Mello, informa Igor Gadelha, no Metrópoles.

A embaixada argentina em Brasília solicitou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil facilidades nos procedimentos migratórios e aduaneiros, prática comum para chefes de estado. Paralelamente, o governo Milei contatou a Força Aérea Brasileira (FAB) para obter autorização de sobrevoo no espaço aéreo nacional e de pouso no aeroporto internacional de Florianópolis, onde o presidente deve aterrissar na noite de sábado (6). Milei passará a noite em Florianópolis e seguirá para Balneário Camboriú no domingo (7).

Apesar das interações com o Itamaraty e a FAB para questões migratórias, Milei procurou o governo catarinense para apoio logístico. O consulado argentino no estado acionou a Casa Militar de Santa Catarina, que fornecerá veículos para a comitiva presidencial e policiais para a segurança de Milei.

Fontes da embaixada argentina no Brasil confirmam que não há agendas previstas entre Milei, o presidente Lula, ou outros membros do governo federal, caracterizando a viagem como uma “visita privada”. No entanto, Milei deve se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem mantém uma relação próxima, durante o evento conservador em Balneário Camboriú.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/milei-ignora-itamaraty-e-pede-ajuda-logistica-ao-governo-de-santa-catarina-em-sua-visita-ao-brasil/