23 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Lula (PT) criticou nesta quinta-feira (4) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante cerimônias realizadas no interior paulista. Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de outras autoridades do governo, Lula subiu ao palanque nas cidades de Salto para a entrega de 280 novas ambulâncias para o Samu e em Campinas, para o lançamento do Projeto Orion, um complexo laboratorial de pesquisas avançadas contra vírus, bactérias e parasitas e, na sequência, acompanhou a entrega de obras do BRT da cidade do interior paulista e de um viaduto, além de obras de drenagem. Em cada ocasião renovou as críticas a Tarcísio.

— O problema do Brasil é que muitas vezes ele foi governado por gente que tinha pouca massa encefálica na cabeça. Depois de um longo e temeroso inverno resolvemos renovar a frota do Samu — disse o presidente que cobrou Tarcísio pela primeira vez em Salto.

— É uma pena, porque o governador poderia estar aqui com a gente, mas ele não vai em nenhum lugar que o convido. Saindo daqui (de Salto) vamos visitar uma obra em Campinas, que tem investimento do BNDES, ele (Tarcísio) está convidado, mas não vai — disse o presidente.

— Ele diz que é dinheiro do BNDES (as obras em Campinas), não do Lula, que tomou emprestado e vai pagar. Mas ele tem que saber é que o BNDES empresta dinheiro para governador no meu governo, porque no governo deles não emprestava um centavo — afirmou o presidente.

Mais tarde, durante evento em Campinas de entrega das obras do BRT, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, voltou a citar a ausência de Tarcísio.

— Eu tinha feito um acordo com o governador Tarcísio no BNDES de tratarmos dessas questões de maneira republicana. Governador, vamos cumprir o acordo de fazer os anúncios juntos — disse Mercadante.

— Duvido que o governador de São Paulo teria conseguido aprovar 12 bilhões com o BNDES com o outro governo. Ele conquistou esse empréstimo por minha causa — completou Lula, ao fim da cerimônia.

O jornal procurou o governo de São Paulo sobre as falas do presidente, que afirmou, em nota, que o estado “mantém uma relação republicana com o governo federal e demais entes federativos, sempre pautada pelo respeito institucional e pela defesa dos interesses de São Paulo e do Brasil”.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-entrega-obras-e-ambulancias-no-interior-de-sao-paulo-e-critica-ausencia-de-tarcisio-mesmo-convidado-governador-nao-comparece/