Em nota divulgada no início da tarde desta sexta-feira (5), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que o material radioativo furtado na zona leste de São Paulo “se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”.
O carro de uma empresa de transporte de equipamentos médicos foi furtado no bairro de São Mateus, na madrugada do dia 30 de junho. Dentro do veículo, estava o produto, uma fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) fabricada pela empresa Eckert & Ziegler.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que o funcionário da companhia descumpriu normas de segurança, que exigem que os veículos carregados com este tipo de substâncias sejam estacionados em locais monitorados.
O homem teria estacionado o automóvel na rua, nas proximidades de sua casa. No dia seguinte, o carro não estava mais lá. Os produtos que, foram coletados no Rio de Janeiro, seriam entregues em Curitiba (PR) e Blumenau (SC).
“Desde então, o corpo técnico da CNEN está agindo no sentido de levantar informações sobre a fonte roubada e já apurou que o cadastro da empresa transportadora está regular junto ao órgão regulador, estando autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos”, completa a nota da comissão.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso é investigado pelo 49º DP, em São Mateus. “Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”, diz o comunicado..
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/material-radioativo-furtado-em-sp-apresenta-risco-baixo-a-populacao-diz-cnen/