24 de novembro de 2024
Balneário Camboriú se torna refúgio da direita brasileira e recebe
Compartilhe:

Entre os arranha-céus e a faixa de areia artificialmente alargada da Praia Central, a extrema-direita ganha força em Balneário Camboriú (SC). A cidade se tornou um refúgio para conservadores brasileiros, que se sentiam retraídos após a vitória de Lula em 2022 e as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Neste fim de semana, Balneário recebe o evento Conservative Political Action Conference (CPAC) Brasil. Importado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) dos Estados Unidos, o evento contará com figuras conhecidas da extrema-direita, incluindo Jair Bolsonaro, o presidente da Argentina, Javier Milei, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o ex-candidato à presidência do Chile, José António Kast.

Desde a primeira edição nacional em 2019, em São Paulo, o CPAC já foi realizado em Campinas, Brasília e Belo Horizonte. Em 2024, é a vez de Balneário Camboriú, onde Bolsonaro obteve 74,5% dos votos válidos nas eleições de 2022 e onde seu filho, Jair Renan Bolsonaro, é pré-candidato a vereador.

Conhecido como “04”, Jair Renan deve usar o evento para impulsionar sua candidatura. Ele trabalhava como auxiliar parlamentar no gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC). Em março deste ano, tornou-se réu por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. Em nota, sua defesa afirmou que ele foi vítima de um golpe e que tudo será esclarecido durante o processo.

Além do pré-candidato a vereador, o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira (PL), serão palestrantes no evento. Oliveira, em seu segundo mandato, deve apoiar o pré-candidato do PL na cidade, Peeter Grando.

Dubai brasileira

O turismo em Balneário Camboriú cresceu mais de 25% no último verão, impulsionado por posts nas redes sociais mostrando pontos “instagramáveis” e carros de luxo. Em janeiro, a cidade registrou o metro quadrado mais caro para venda residencial no Brasil, segundo o FipeZap. Apelidada de “Dubai brasileira”, a cidade tem uma paisagem dominada por arranha-céus, especialmente na orla da Praia Central, cuja faixa de areia foi alargada de 25 para 70 metros para mitigar a sombra dos edifícios.

As obras de alargamento começaram em março de 2021 e foram concluídas no mesmo ano. Menos de dois anos depois, um trecho foi engolido pelo mar, com erosão em uma área de cerca de 200 metros na Barra Sul. Essa parte recebeu um alargamento maior, chegando a 180 metros, mas diminuiu para 110 metros após o avanço do mar.

Apesar disso, os prédios continuam a crescer. Balneário Camboriú tem os dez edifícios mais altos do Brasil, segundo levantamento de abril pelo especialista em mercado imobiliário Renato Monteiro, na plataforma global Skyscraper Center. O Triumph Tower, ainda em lançamento, será o maior edifício da América Latina, com mais de 500 metros de altura.

A cidade também é famosa pela vida noturna agitada. Segundo a revista DJ Mag, a boate Greenvalley, em Balneário Camboriú, é a segunda melhor balada de música eletrônica do mundo. A cidade oferece diversas opções de baladas para todos os gostos musicais — eletrônico, pop, sertanejo ou rock. O Taj Bar, um dos bares mais conhecidos do Brasil, com uma filial em Assunção, no Paraguai, é um dos favoritos de turistas e moradores. O Infarta BC, outro local popular, oferece música ao vivo e comidas de boteco.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/balneario-camboriu-se-torna-refugio-da-direita-brasileira-e-recebe-para-conferencia-neste-fim-de-semana-bolsonaro-e-milei/