Opositores do prefeito Eduardo Paes (PSD) nas eleições do Rio de Janeiro elegeram Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, como uma espécie de “laboratório” para tentar derrotar a reeleição do prefeito.
Os aliados de Alexandre Ramagem, do PL, têm dito, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do Globo, que o candidato bolsonarista deve se valer da recuperação da segurança na antiga terra de Pablo Escobar para confrontar Paes por soluções viáveis para a violência carioca. O plano é também destacar Bogotá, também na Colômbia, e Nova York, nos Estados Unidos.
Além de Ramagem, Carol Sponza, advogada pré-candidata do Novo, também está apostando no “caso Medellín”. Pedro Duarte, vereador pelo mesmo partido na capital fluminense, desembarca por lá na semana que vem. Opositor de Paes na Câmara de Vereadores, ele será o responsável por elaborar o plano de governo de Sponza. Na viagem de seis dias, custeada com recursos próprios, ele vai em busca de políticas públicas que possam ser “importadas” contra o tráfico e a milícia do Rio.
Na eleição passada, o Novo teve como candidato no município Fred Luz (o recém-anunciado CEO do Corinthians). Ele teve apenas 1,76% dos votos e ficou em nono lugar.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/opositores-a-direita-de-paes-vao-usar-exemplos-de-medellin-terra-de-pablo-escobar-como-exemplo-de-combate-a-violencia/