21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente da Argentina, Javier Milei, chegou ao Brasil na noite de sábado (6) para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) 2024, realizada em Balneário Camboriú (SC). Este evento é organizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Embora seja sua primeira visita oficial ao Brasil, Milei quebrou o protocolo diplomático ao não agendar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Milei desembarcou no Aeroporto de Navegantes e se hospedou no mesmo hotel no centro de Balneário Camboriú que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os governadores de Santa Catarina e São Paulo, Jorginho Mello (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Vários apoiadores o receberam na porta do hotel. O argentino é a principal atração da CPAC neste domingo (7).

Ele foi recebido por Bolsonaro, Jorginho e Tarcísio, além do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), do influenciador Paulo Kogos, e do deputado estadual Lucas Bove (PL-SP). Na última sexta-feira (5), o porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, classificou as reuniões de Milei com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e com empresários locais como “prioritárias” em relação a um encontro bilateral com Lula. Jorginho Mello é considerado um dos governadores mais alinhados ao ex-presidente Bolsonaro.

Segundo o governo de Santa Catarina, Jorginho Mello convidou pessoalmente Milei, durante sua posse, para visitar o estado. Ele destacou que os argentinos já fazem parte da realidade catarinense, especialmente como turistas durante a temporada de verão. No sábado, Milei foi recebido por Bolsonaro, Jorginho e Tarcísio. Inicialmente, estava previsto um jantar em sua homenagem, mas devido ao horário tardio de sua chegada, o compromisso foi cancelado e a recepção foi mais reservada.

De acordo com o portal g1, Milei rejeitou a ajuda do Itamaraty. Durante sua estadia no Brasil, ele contará com o auxílio direto do governo de Santa Catarina, que disponibilizará dois carros e escolta policial. O governo confirma o apoio logístico e de segurança, mas, por questões de segurança, é padrão da Polícia Militar de SC e da Casa Militar do Governo do Estado não divulgar o número de viaturas e profissionais envolvidos em qualquer operação de Segurança Pública.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/milei-chega-ao-brasil-e-e-recebido-pela-nata-da-direita-do-pais-bolsonaro-tarcisio-jorginho-mello-nikolas-e-outros-presentes-no-cpac/