O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará o embarque e desembarque de passageiros a partir do dia 15 de julho, conforme anunciou a Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto.
No entanto, os pousos e decolagens continuarão ocorrendo na Base Aérea de Canoas.
Até o momento, a transferência do embarque e desembarque de passageiros está sendo feita no ParkShopping de Canoas.
Com a mudança, o processamento de passageiros e o controle de segurança voltarão a ser realizados no Terminal de Passageiros (TPS) do Salgado Filho.
As operações no aeroporto de Porto Alegre foram interrompidas no início de maio devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
De acordo com a Fraport, a retomada das operações no Salgado Filho utilizará parte do TPS (piso 2 e 3) que não foi afetada pela enchente.
Segundo a concessionária, isso deve agilizar os procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança para um maior número de passageiros.
Como funcionará
O Terminal de Passageiros está passando por reformas, e a estrutura foi adaptada para permitir o uso da área internacional tanto para o check-in quanto para o embarque de forma temporária.
Segundo Fraport, a entrada no TPS será pela rampa externa que leva ao piso 2, com acesso exclusivo pelas portas 5 e 6.
O check-in e o despacho de bagagens ocorrerão na área destinada ao check-in internacional.
Os passageiros deverão subir ao piso 3 para passar pela inspeção de segurança na área de embarque internacional. Após a inspeção, seguirão as sinalizações até os ônibus que os levarão à Base Aérea de Canoas.
Passageiros que desembarcam na Base serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde retirarão suas bagagens na Estação de ônibus.
Nenhum passageiro pode sair diretamente da Base sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
Possível reabertura em outubro
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou no dia 3 de julho que o Aeroporto Salgado Filho pode ser reaberto em outubro deste ano.
A Fraport concluiu a limpeza do terminal de passageiros em 1º de julho e continuará com a recuperação dos equipamentos necessários para a operação do aeroporto.
Veja como ficou:
A reabertura depende dos resultados e diagnósticos da pista, previstos para as próximas duas semanas. A concessionária ainda afirma que a abertura deve ser parcial e com restrições.
A Base Aérea de Canoas, que está recebendo parte dos voos de Porto Alegre, passou a oferecer voos noturnos na última semana. A ampliação foi possível após a instalação de torres de iluminação e revisão da estrutura operacional do aeródromo.
“Seguimos trabalhando sem parar com a retomada estratégica do desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro do Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Atualmente, a Base Aérea de Canoas é a única opção de voos comerciais na região metropolitana de Porto Alegre.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/aeroporto-salgado-filho-retoma-embarque-e-desembarque-de-passageiros-em-15-de-julho/