A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira (11) o quinto alvo da Operação Última Milha, Rogério Beraldo de Almeida, sob a acusação de disseminar fake news através de um perfil nas redes sociais. De acordo com investigações da PF, as notícias falsas propagadas por ele eram repassadas por integrantes da denominada “Abin paralela”.
Esta nova fase da operação visa investigar a suposta estrutura clandestina montada dentro da agência de inteligência e sua relação com membros do “gabinete do ódio”, que teriam operado entre 2019 e 2022 durante o governo Bolsonaro.
Além de Beraldo, foram presos preventivamente Giancarlo Gomes Rodrigues e Marcelo Bormevet, ex-servidores cedidos para a Abin, o influenciador Richards Dyer Pozzer, e Matheus Sposito, que atuou como assessor na Secretaria de Comunicação Social no governo anterior.
As prisões e buscas ocorreram em várias cidades, incluindo Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo. As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e os suspeitos são investigados por crimes como organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivos informáticos alheios.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/policia-federal-prende-quinto-envolvido-na-disseminacao-de-noticias-falsas-nas-redes-sociais-produzidas-pela-abin-paralela/