26 de novembro de 2024
Como impedir que seus dados sejam usados para treinar ChatGPT,
Compartilhe:

Se você ainda não sabe, seus dados são combustível para muitos chatbots de IA. No entanto, em alguns casos, é possível impedir a tal “alimentação grátis” com suas informações. Afinal, empresas como OpenAI e Google (responsável pelo Gemini), permitem que você opte por não usar seus bate-papos individuais para melhorar as IAs.

Pensando nisso, deixaremos aqui algumas dicas para que você possa impedir que suas conversas de chatbot sejam usadas para treinar alguns chatbots proeminentes, bem como plataformas em que essa opção nem se quer existe. Confira!

Leia mais

  • Pesquisadores criaram chatbot que te permite conversar com sua versão do futuro
  • Uma breve história sobre a IA
  • Suno: o que é e como funciona IA de música?

Por que pode ser um problema treinar IA?

Antes de mais nada, saiba que treinar IA pode ser um problema, principalmente, por ser uma maneira de violar sua privacidade. Em um artigo do The Washington Post, especialistas revelaram que existe o risco potencial semelhante de violações de dados que vazam as mensagens de e-mail ou mensagens diretas no X.

Além disso, modelos de linguagem, como ChatGPT e criadores de imagens são alimentados por vastas quantidades de nossos dados. E mesmo que não esteja alimentando um chatbot, os dados podem ser usados ​​para outros recursos de aprendizado de máquina, dos quais, as pessoas nem são informadas.

Não é à toa que profissionais da área, como Niloofar Mireshghallah, especialista em IA da Universidade de Washington, incentivam o uso das opções de exclusão, quando disponíveis. Tal medida equivale à autoproteção contra as coisas imprudentes que digitamos nos chatbots, afirma Mireshghallah.

Como cancelar o treinamento de IA

ChatGPT pode ter passado no teste de Turing. (Imagem: WINEXA / Shutterstock.com)

ChatGPT

Entre no site e faça login em uma conta. Em seguida, clique no ícone circular no canto superior direito → Configurações → Controles de dados → desative “Melhorar o modelo para todos”.

De acordo com a empresa, se você escolher esta opção, “novas conversas com ChatGPT não serão usadas para treinar nossos modelos”.

Copilot da Microsoft

Infelizmente, por enquanto, não há essa possibilidade para usuários individuais, segundo a própria Microsoft informou. Então, tenha ciência que ao usar o Copilot da Microsoft você não está respaldado de proteção desse treinamento.

Gemini do Google

O Google informa que armazena a atividade do seu chatbot por até 18 meses. Então, para desativar o treinamento de Ia, acesse sua conta, selecione “Desligar” em sua atividade no Gemini Apps.

Segundo a empresa, se você desativar essa configuração, suas “conversas futuras não serão enviadas para revisão humana ou usadas para melhorar os modelos generativos de aprendizado de máquina por padrão do Google.

Meta AI

meta
Meta AI faz resumo de notícias. (Imagem: Mamun sheikh K / Shutterstock.com)

Saiba que no caso dos apps do grupo Meta, suas conversas com o novo chatbot Meta AI no Facebook, Instagram e WhatsApp podem ser usadas para treinar a IA. Dessa forma, a notícia é ruim, pois a empresa informa que não há como cancelar.

Segundo a Meta, a empresa pode usar o conteúdo de fotos e vídeos compartilhados ao “público” em suas redes sociais para treinar seus produtos de IA.

Sendo assim, você pode se esquivar desse “treinamento grátis, excluindo suas interações de bate-papo Meta AI.

Perplexity

Acesse o site e entre em seu login, depois clique no ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo da tela, próximo ao seu nome de usuário → desative o botão “AI Data Retention”.

Segundo a Perplexity, ao escolher esta opção, ela “exclui os dados da revisão humana e do treinamento de IA”.

HubSpot

Como um software de marketing popular, o HubSpot usa automaticamente dados de clientes para melhorar seu modelo de aprendizado de máquina.

A má notícia é que não há um botão a ser pressionado para desativar o uso de dados para treinamento de IA.

Por outro lado, há como enviar um e-mail para [email protected] com uma mensagem solicitando que os dados associados à sua conta sejam desativados

Adobe

Caso você use uma conta pessoal da Adobe, há como cancelar. Basta abrir a página de privacidade da Adobe, rolar para baixo até a seção Análise de conteúdo e clicar no botão de alternância para desligá-lo.

Porém, para contas empresariais ou escolares, o processo de cancelamento não está disponível em nível individual e você terá que entrar em contato com seu administrador.

Amazon:AWS

No caso da Amazon Web Services, a desativação exige um nível de conhecimento em tecnologia, de forma que você precisará contar com a ajuda de um profissional de TI da sua empresa ou de um representante da AWS para executá-lo com êxito. Para saber mais sobre os detalhes, clique na página de suporte da Amazon.

Slack

A empresa informa que não usa dados de clientes para treinar um grande modelo de linguagem para seu produto Slack AI. No entanto, o Slack pode usar suas interações para melhorar os recursos de aprendizado de máquina do software.

A página de privacidade do Slack avisa que para desenvolver modelos de IA/ML, nossos sistemas analisam os dados do cliente (por exemplo, mensagens, conteúdo e arquivos). Assim como a Adobe, o cancelamento para treinar IA não pode ser feito em nível individual se estiver usando uma conta corporativa.

WordPress

O WordPress tem uma opção de “impedir o compartilhamento de terceiros”. Você precisa ativar essa opção em Painel, depois acesse Configurações, Geral e, em seguida, em Privacidade. Por fim, selecione a caixa Impedir compartilhamento de terceiros.

O post Como impedir que seus dados sejam usados para treinar ChatGPT, Google Gemini e outras IAs apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/13/dicas-e-tutoriais/como-impedir-que-seus-dados-sejam-usados-para-treinar-chatgpt-google-gemini-e-outras-ias/