Onze jogadores em campo de cada lado, dois times e uma bola. Uma partida de futebol é jogada da mesma forma em qualquer lugar do planeta, mas poucas delas reúnem tantas pessoas em frente à TV como as decisões dos principais torneios de seleções.
Por isso, os torcedores aguardam ansiosamente pelas emoções guardadas neste domingo (14), quando acontecem as finais da Eurocopa e Copa América, na Alemanha e Estados Unidos, respectivamente.
Disparidade nas premiações
Mesma emoção em campo, grandiosa diferença nos prêmios dos vencedores. Os valores são os que mais distanciam os dois torneios.
Enquanto os europeus embolsarão R$ 1,8 bilhão em premiações, a Copa América ficará próximo de R$ 400 milhões em distribuição.
No Velho Continente, a disputa tem início com eliminatórias para definir as 24 seleções classificadas. No total, são 51 jogos contra os 31 da Copa América, que neste ano juntou equipes da Conmebol e Concacaf, com 16 participantes.
O fato faz com que a disputa europeia tenha vantagem nos valores de venda de direitos de transmissão. Outro ponto importante é o maior número de seleções tradicionais e campeãs do mundo disputarem a Euro.
O torneio é transmitido para cerca de 200 países em todo o mundo, enquanto os jogos do continente americano chegam a 100 países.
“A Euro é dona de um maior alcance global por inúmeros motivos, entre eles a melhor localização geográfica com relação ao fuso horário, que permite melhores horários em mais mercados. Na Copa América, com jogos noturnos, por exemplo, as transmissões vão ao ar na madrugada europeia. Isso tudo somado ao fato de ter mais estrelas em campo na Europa”, analisa Felipe Gomiero, executivo de marketing esportivo e diretor-geral da agência 100 Sports.
Com mais opções de jogos e mais exposição, consequentemente, a Eurocopa leva vantagem também em números e valores de patrocínios. Porém, algumas das principais marcas envolvidas nas competições optaram por investimentos nas duas frentes.
“Outro ponto em que os europeus levam vantagem é o planejamento. Já sabemos onde acontecerão as edições de 2028 e 2032 da Euro, enquanto por aqui não temos definições sobre formato e sedes futuras. A Copa América está em processo de evolução, assim como os produtos da Conmebol, mas ainda está longe de alcançar o patamar europeu, já mais maduro”, complementa.
Uma coisa une as duas competições: a paixão dos torcedores. Os estádios alemães e norte-americanos possuem excelentes estruturas, mas questões econômicas e de logística impulsionam a média de público para os europeus.
Finais acontecem neste domingo
A final da Copa América 2024 acontece neste domingo (14), em confronto entre Argentina e Colômbia. O Hard Rock Stadium, em Miami, será o palco da grande decisão. A bola rola às 21h (horário de Brasília).
Já Espanha e Inglaterra decidem a Eurocopa 2024 no mesmo dia, no estádio Olímpico de Berlim. A partida está marcada para às 16h (horário de Brasília).
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/eurocopa-x-copa-america-a-diferenca-nos-valores-envolvidos/