20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Tesla vai cortar 10% dos funcionários da empresa. Um memorando interno da montadora de Elon Musk cita a queda nas vendas e o aumento da disputa no mercado de veículos elétricos como motivo das demissões. O número de trabalhadores afetados pela decisão não foi informado.

Leia mais

  • Onda de demissões também pode atingir a Tesla?
  • BlackBerry planeja novas demissões e projeta lucro a partir de 2025
  • Apesar de lucros recordes, big techs continuam demitindo; entenda os motivos
  • Apple demite mais de 600 trabalhadores nos EUA
  • IBM anuncia nova rodada de demissões

Elon Musk citou necessidade de reduzir custos na Tesla

Alguns funcionários da Tesla já teriam sido notificados sobre as demissões. A informação foi repassada por uma fonte familiarizada com o assunto e que não teve a identidade divulgada.

No memorando, Musk afirmou que este é um momento de a empresa adotar algumas ações como parte de um esforço de equilíbrio das finanças pensando no futuro.

Enquanto preparamos a empresa para nossa próxima fase de crescimento, é extremamente importante analisar todos os aspectos para reduzir custos e aumentar a produtividade. Como parte desse esforço, fizemos uma análise minuciosa da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir nosso quadro de funcionários em mais de 10% em todo o mundo.

Elon Musk em memorando enviado aos funcionários

A montadora tinha 140.473 funcionários em todo o mundo em dezembro de 2023, segundo o último relatório anual divulgado pela companhia. A Tesla não se pronunciou oficialmente sobre os cortes. As informações são da Folha de São Paulo.

Elon Musk citou necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade em memorando aos funcionários (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Tesla está desacelerando

  • As demissões ocorrem depois que a Tesla informou neste mês que as entregas globais de veículos elétricos no primeiro trimestre de 2024 caíram pela primeira vez em quase quatro anos.
  • Segundo a montadora, a redução de preços motivada pela intensa disputa com rivais como a BYD também prejudicaram os resultados.
  • A margem de lucro bruto no quarto trimestre do ano passado, por exemplo, foi de 17,6%, a menor em mais de quatro anos.
  • O próprio Elon Musk admite que a companhia está a caminho de uma desaceleração em 2024, após anos consecutivos de rápido crescimento nas vendas.

O post Com queda nas vendas, Tesla vai demitir 10% dos funcionários apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/15/pro/com-queda-nas-vendas-tesla-vai-demitir-10-dos-funcionarios/