21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a “Operação Vênus”, com o objetivo de combater a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, de uma marca que não tem a utilização autorizada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em três estados brasileiros. Em São Paulo, os agentes atuaram  na capital paulista, em Osasco, na região metropolitana, e em Leme, no interior. Também foram cumpridos mandados em Florianópolis (SC) e no município de Céu Azul, cidade localizada no oeste do Paraná, a 544 quilômetros de Curitiba.

De acordo com a investigação, os alvos desta ação poderão responder por contrabando.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que a toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, capaz de provocar uma paralisia nos músculos e que pode causar uma doença conhecida como botulismo.

Essa toxina, que está presente na bactéria, é usada em procedimentos estéticos e tem como função paralisar a região onde é aplicada, fazendo com que não ocorra contração muscular e, consequentemente, diminua as marcas de envelhecimento na superfície da pele.

*Sob supervisão de Bruno Laforé

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-faz-operacao-contra-contrabando-de-botox-em-tres-estados-brasileiros/