O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu nesta semana as regras para os repasses de recursos do fundo eleitoral aos candidatos nas eleições municipais de outubro. O documento, aprovado pela executiva nacional da legenda, proíbe a transferência de verbas para postulantes de outras siglas, mas autoriza o uso dos recursos para candidatos a vice do PT.
Com essa medida, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende apoiar a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, que terá como vice Marta Suplicy (PT). “O PT pode e vai repassar recursos para a Marta”, afirmou a tesoureira do partido, Gleide Andrade.
Integrantes da cúpula petista destacam que o repasse de recursos para a campanha de Boulos será significativo, visto que Lula considera a candidatura na capital paulista uma prioridade. O PT terá à disposição R$ 619,9 milhões do fundo eleitoral, a segunda maior quantia, enquanto o PSOL contará com R$ 126,9 milhões.
A avaliação entre os petistas é que uma eventual derrota de Boulos traria prejuízos políticos para Lula, dada sua participação ativa na campanha em São Paulo. Neste sábado (20), Lula participará da convenção que vai referendar a chapa de Boulos e Marta.
Os valores exatos dos repasses ainda dependem da consolidação do registro de candidaturas. A resolução petista estabelece que 30% dos recursos sejam destinados a candidaturas de mulheres. Candidatos negros deverão receber uma quantidade de recursos proporcional ao percentual de candidatos negros no total de postulantes.
A resolução determina que, nas cidades com mais de 100 mil habitantes, o valor que cada candidato receberá será definido pela executiva nacional do partido em conjunto com as bancadas na Câmara e no Senado. Já nas cidades menores, a distribuição caberá aos diretórios estaduais.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/regras-do-pt-sobre-verba-eleitoral-abrem-caminho-para-irrigar-campanha-de-boulos/