Um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gera impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, empresas aéreas, bancos e hospitais tiveram impactos em suas operações.
Transporte Aéreo
Consultada pela CNN, a Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para hoje, e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto de embarque, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados ao clientes.
A GOL Linhas Aéreas informou à CNN que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.
A Latam informou aos passageiros que que a operação pode ser afetada pelo queda mundial da Microsoft. O imprevisto pode gerar alguns atrasos em voos, segundo a companhia. Em nota enviada à imprensa, a Latam comunicou que, até o momento, não há impactos na operação da empresa.
“O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota.
A Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília, relatou atrasos apenas em voos da Azul por falhas no sistema da companhia.
O balcão da companhia registrou movimento mais intenso que o das demais empresas aéreas, na manhã de hoje, no terminal da capital federal. Veja o vídeo:
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento, não há registros de problemas nos aeroportos do Brasil em decorrência do apagão global.
“Vamos continuar monitorando ao lado da Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, publicou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nas redes sociais.
Bancos
Em nota enviada à CNN na manhã desta sexta-feira (19), o Bradesco reportou que sofre as consequências do apagão cibernético global.
De acordo com o banco, os canais digitais da empresa estão indisponíveis. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz o comunicado.
A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente.
O Nubank disse que seus serviços operam normalmente, porém há um impacto no canal de atendimento aos clientes. Segundo a empresa, as interações estão levando um tempo maior que o habitual.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que todos os seus canais funcionam normalmente. Também não foram afetados o Itaú Unibanco, o Santander, a Caixa o BTG Pactual.
O Banco Central informou que seus sistemas estão funcionando normalmente em meio a uma falha cibernética global nesta sexta-feira que causou estragos em sistemas de computadores em todo o mundo.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou que os sistemas de alguns bancos brasileiros foram temporariamente afetados ela falha global.
“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, diz o comunicado da Febraban.
Serviço hospitalar
O Ministério da Saúde disse à CNN que não sofreu impactos do apagão cibernético. A pasta “não utiliza a solução/software que causou a indisponibilidade digital em outras áreas”.
Em São Paulo, pacientes e funcionários do Hospital Sírio-Libanês, tradicional estabelecimento de saúde na região central da capital, relataram a queda no sistema. Segundo, apurou a reportagem, pessoas com exames agendados enfrentaram longa espera e, algumas delas, chegaram a voltar para casa sem consegui realizar o procedimento que estava marcado. A CNN contatou a equipe do hospital e aguarda um posicionamento oficial.
O hospital chegou a comunicar o problema diretamente aos pacientes, por mensagem. Veja:
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo, também foi afetado pelo apagão cibernético.
“O momento do apagão cibernético, alguns equipamentos que usam a plataforma Windows 10 foram afetados. O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais”, declarou o HC em nota.
(Publicado por Bruno Laforé)
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/entenda-os-impactos-do-apagao-cibernetico-global-no-brasil/