A cúpula nacional da Federação PSDB-Cidadania se reúne em Brasília na segunda-feira, 22, para bater o martelo sobre as eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro. A federação está rachada: no Rio. Enquanto o Cidadania quer apoiar o prefeito Eduardo Paes (PSD), o PSDB briga pelo apoio a Marcelo Queiroz, pré-candidato do PP, indicando a vereadora Teresa Bergher como vice.
A reunião foi convocada pelo presidente nacional da Federação e do PSDB, Marconi Perillo, com a pauta de “deliberação sobre a posição do Colegiado Nacional da Federação em relação a cidade do Rio de Janeiro”.
A transferência da decisão para Brasília, segundo fontes, foi uma estratégia do PSDB para tentar manter sua posição, já que os tucanos são maioria no Colegiado Nacional da Federação. No Rio e no estado é o Cidadania que tem maioria.
A decisão final porém ainda depende do aval da Executiva Nacional do PP, partido de Marcelo Queiroz, que deve se reunir também na semana que vem. O pré-candidato quer Teresa Bergher junto na corrida eleitoral. O PSDB do Rio já soltou uma nota, na qual reforça o apoio ao candidato do PP, cujo principal fiador é o senador Ciro Nogueira.“Respeitamos a decisão oficializada ontem pelo diretório municipal do Cidadania de apoio à reeleição do Prefeito Eduardo Paes, que também sempre respeitamos. Porém, o PSDB e, acreditamos, a nossa Federação, têm a responsabilidade e o dever de apresentar um caminho novo para o Rio em 2024 e para o Brasil em 2026. Dessa forma, entendemos que a candidatura a prefeito do Rio de Janeiro, do Deputado Federal Marcelo Queiroz – PP, com a parceria da candidatura a vice- prefeito do PSDB, é o melhor caminho para voltarmos a liderar o campo do Centro Democrático no Rio e depois no Brasil, criando a melhor opção para os que querem fugir dos dois extremos representados nessa eleição e que dividem não só a sociedade carioca como todo o país”, diz um trecho.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/reuniao-em-brasilia-vai-decidir-rumos-da-federacao-psdb-cidadania-no-rio/