O Festival das Artes QuebraJazz, cuja 15.ª edição começou no passado dia 17 de julho, apresenta, até ao dia 31 de agosto, mais 12 concertos de jazz que se realizam de forma gratuita nas Escadas Quebra Costas, no centro histórico de Coimbra.
O Zzaj Trio, composto pelos consagrados Carlos Azevedo ao piano, Nelson Cascais no contrabaixo e Paulo Bandeira na bateria, apresenta nos dias 26 e 27 de julho um repertório assente em temas originais, tendo também algumas incursões a temas de diferentes estéticas musicais, com abordagens aos standards, mas com arranjos atuais.
No primeiro fim-de-semana de agosto, nos dias 2 e 3, o AP Quarteto apresenta o disco “Nu”, uma experiência musical, que explora a simplicidade melódica, o rigor formal ou ambientes e texturas contrastantes, com groove e improvisação livre, numa demanda musical que visa sempre alcançar a frescura e a imprevisibilidade. A música de AP apresenta-se aqui, como o nome do álbum sugere, despida de acessórios ou artefactos, mas plena do mesmo conteúdo e profundidade.
Os THEMANDUS (Afonso Boucinha Silva no saxofone alto, EWI e sintetizadores, Ricardo Alves na guitarra elétrica e Eduardo Carneiro Dias na bateria) apresentam nos dias 9 e 10 de agosto, o seu trabalho homónimo com o carimbo Porta-Jazz e que venceu o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro. O trio explora ideias composicionais, que vão desde a música escrita à totalmente improvisada e é neste processo preliminar que o arrojo composicional e instrumental se expandem.
Nos dias 16 e 17 de agosto, o Quarteto João Freitas estará nas Escadas do Quebra Costas para apresentar o seu quarto álbum, lançado no final de 2023. O guitarrista conimbricense João Freitas estudou na Berklee College of Music e apresentará em Coimbra todas as influências que obteve da cena americana, principalmente a partir dos standards.
O Trio Paulo Santo, composto por Paulo Santo no vibrafone, Francisco Brito no contrabaixo
e Pedro Felgar na bateria, apresenta-se nos dias 23 e 24 de agosto para tocar temas de “Águeda”, o álbum de estreia de Paulo Santo, lançado recentemente pela editora portuguesa Robalo. A banda conta com alguns dos mais conceituados e originais músicos de jazz portugueses da nova geração.
Por fim, o Quarteto Miguel Valente fecha a programação musical desta 15.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, nos dias 30 e 31 de agosto. Este saxofonista e compositor de 22 anos que vive em Amsterdão, é membro de projetos de sucesso como NAUSYQA, Y.O.P.E, Wurope, M.A.S.T., foi o vencedor do Concurso de Jazz Internacional de Aveiro 2021 e recebeu o 2.º lugar no Keep an Eye International Jazz Competition, sendo considerado uma força ascendente no panorama do jazz europeu.
A 15.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, começou no passado dia 17 de julho com uma programação composta por 34 momentos culturais, reunindo cerca de 180 músicos e artistas em diversos do município de Coimbra.
O Festival das Artes QuebraJazz resulta de uma parceria estabelecida entre a Fundação Inês de Castro e o QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Os eventos das Escadas Quebra Costas integram a programação cultural de verão na baixa de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra: Verão a 2 Tempos – Epicentro (de 1 de junho a 1 de setembro 2024).
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/12-concertos-gratuitos-de-jazz-para-ver-nas-escadas-quebra-costas-em-coimbra-ate-ao-final-de-agosto/