Nesta segunda-feira (22), a comitiva do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses iniciou sua viagem a Nova Délhi, na Índia — para participação na reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que decidirá a inclusão do parque na Lista de Patrimônio Mundial da organização.
A análise da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está prevista para ocorrer nos dias 26 ou 27 de julho de 2024. O selo é dado pela Unesco e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
A comitiva maranhense é formada por quatro representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses iniciaram uma viagem para a Índia, onde vão acompanhar as reuniões que irão definir se o parque receberá o título.
“Estamos muito felizes e honrados por representar o nosso Parque Nacional neste momento histórico de reconhecimento mundial da sua beleza excepcional e por ser um fenômeno natural geomorfológica de grandes proporções únicos no mundo”, afirmou Cristiane Figueiredo, Chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) visitaram o Maranhão para realizar uma avaliação técnica do parque. A Unesco contratou a empresa para estudar a candidatura da área.
Acompanhados por representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do Governo do Estado, eles visitaram locais estratégicos e povoados nos municípios de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas, uma das portas de entrada do parque. Durante a visita, foram analisados os seguintes aspectos:
- Beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio;
- Integridade do sítio: avaliação dos limites e a proteção da área;
- Situação do plano de manejo do parque: analisa a situação dos moradores nativos da região, as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área;
- Atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.
Critérios para escolha
Para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico entre os dez itens exigidos: “Os locais precisam ter um valor universal excepcional”, conforme o site da Unesco. Além disso, o local deve representar um tipo específico de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural, ou uma cultura perdida.
Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Para ser inscrito devido a suas belezas naturais, o local deve possuir uma área de excepcional beleza e importância estética.
A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta no Ministério das Relações Exteriores desde 2018, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.
No Brasil, o título de Patrimônio Mundial já foi concedido ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.
Criado em 1981, o local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, conta com lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/07/comite-internacional-decide-esta-semana-se-o-parque-nacional-dos-lencois-maranhenses-sera-patrimonio-natural-da-unesco/