21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A executiva nacional da federação formada por PSDB e Cidadania decidiu na manhã de hoje que ambos os partidos se aliarão ao PP nas eleições do Rio de Janeiro.

A decisão gerou um impasse entre os partidos: enquanto o PSDB defendia a união com a chapa de Marcelo Queiroz (PP) e conseguiu, o Cidadania preferia apoiar Eduardo Paes (PSD), que busca a reeleição, informa Lauro Jardim, em O Globo.

O placar foi de nove votos tucanos pela composição com Queiroz, contra seis votos do Cidadania a favor de Paes. O resultado era previsível, já que o PSDB tem mais membros na executiva.

O projeto vencedor foi iniciado por Aécio Neves em março, quando começaram as negociações com Queiroz e Ciro Nogueira, presidente do PP, visando a aliança. Desde então, o PSDB escolheu a vereadora Teresa Bergher para a vaga de vice na chapa de Queiroz. A oficialização da aliança ainda dependia da federação, pois o Cidadania trabalhava pelo apoio a Paes.

Oficialmente, Paes não poderá contar com o apoio do Cidadania para sua reeleição. O presidente do partido, Comte Bittencourt, apoia Paes e já esteve ao seu lado nas eleições de 2018 para o governo fluminense, quando integraram a chapa derrotada por Wilson Witzel (PSC).

No arco de alianças deste ano, para efeitos de Fundo Partidário e tempo de propaganda de TV, o endosso oficial será à chapa de Queiroz, juntamente com PP e PSDB. No entanto, é esperado que membros do Cidadania mantenham apoio informal a Paes, apesar da federação.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/federacao-psdb-cidadania-decide-que-nao-apoiara-paes-no-rio/