21 de setembro de 2024
Compartilhe:

No pé que está atualmente, a inteligência artificial (IA) poderia ajudar a humanidade a prosperar, segundo a ONU. É o que aponta o “Signals Spotlight 2024“, relatório do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), apresentado nesta segunda-feira (22) em reunião do G20 no Rio de Janeiro (RJ). Mas existem condições por trás desta afirmação.

Em mundo menos imperfeito pintado pela ONU, IA ajudaria humanidade a prosperar

  • O relatório “Signals Spotlight 2024” do Programa da ONU para Desenvolvimento (Pnud) sugere que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de ajudar a humanidade a prosperar, destacando-se como uma tecnologia crucial para o avanço do desenvolvimento local ao redor do mundo;
  • Segundo o documento, o impacto positivo da IA e outras tecnologias de conectividade depende de seu uso responsável e de uma governança eficaz. O relatório também alerta que as tecnologias não são neutras e requerem cooperação multilateral para distribuir seus benefícios de forma justa;
  • O documento tenta manter um tom otimista num contexto onde as metas de desenvolvimento sustentável da ONU estão longe de ser alcançadas. De acordo com o relatório, a IA está entre grandes oportunidades para o progresso científico e tecnológico;
  • Por outro lado, o relatório critica a tendência atual de competição em vez de colaboração global, ressaltando a necessidade de cooperação para garantir um futuro que preserve o planeta para as gerações futuras.

Inteligência artificial e conectividade aparecem entre novas tecnologias que ajudariam a abrir caminhos para desenvolvimento local mundo afora. Mas elas só desempenhariam esse papel se fossem usadas com responsabilidade e boa governança.

Apesar das ressalvas, o relatório tenta trazer otimismo para um cenário no qual as metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU estão longe de serem atingidas.

IA poderia ajudar a abrir caminhos para desenvolvimento local mundo afora (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

‘Estamos competindo em vez de colaborar’, diz relatório da ONU

No mundo menos imperfeito pintado no relatório, a IA está entre as “enormes oportunidades para o desenvolvimento no progresso extraordinariamente rápido da ciência e da tecnologia”.

“No entanto, as tecnologias não são neutras. Para garantir que seus benefícios sejam divididos de forma justa – pelas geografias e gerações – a cooperação multilateral e a governança responsável são essenciais”, frisa o relatório da ONU.

Ilustração de silhueta de pessoa com chip no lugar do cérebro para representar conceito de inteligência artificial
IA ajudaria a humanidade com cooperação multilateral e a governança responsável (Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

Leia mais:

  • 10 conceitos mais importantes para dominar IA
  • Como fazer um prompt para ChatGPT e outras IAs?
  • Como impedir que seus dados sejam usados para treinar ChatGPT, Google Gemini e outras IAs

Em relação à conectividade, o documento ressalta o potencial de inclusão das novas tecnologias no que diz respeito a comunidades. Isso quando bem utilizadas, em prol das relações sociais. Mas existe uma ameaça sempre à espreita: a desinformação.

(Quer um exemplo disso? Veja o que aconteceu numa comunidade isolada da Amazônia após a chegada da internet por meio da Starlink.)

Vivemos em uma era de potencial imenso, mas estamos competindo em vez de colaborar. Precisamos cooperar rumo a um futuro do desenvolvimento que preserve nosso planeta para as gerações futuras.

Trecho de prefácio do relatório da ONU, assinado pelo administrador do Pnud, Achim Steiner

O post IA pode ajudar a humanidade…sob muitas condições, segundo a ONU apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/22/pro/ia-pode-ajudar-a-humanidadesob-muitas-condicoes-segundo-a-onu/