21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o cenário político brasileiro após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) às ações do governo de Benjamin Netanyahu na Faixa de Gaza, na Palestina.

Sem mencionar nomes específicos, Lula afirmou que “o que fizeram no Brasil nesses últimos anos é o que Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza”. O presidente também criticou os ataques de Israel à Palestina e ressaltou que o país não cumpre as decisões da Organização das Nações Unidas (ONU).

— Este país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos (anos) depois do impeachment da Dilma é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso. No fim de semana, morreram mais 70 pessoas, a semana passada morreram mais 90, e quem é que está morrendo, são soldados, são terroristas? Não. São mulheres e crianças que são vítimas de um ataque todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional, o mesmo que condenou o (Vladimir) Putin (presidente russo) pela guerra da Ucrânia condenou Israel porque tá fazendo isso com a Faixa de Gaza. E não é o povo de Israel, porque o povo de Israel quer paz, é o governo que é irresponsável e não tem sequer respeito pelas decisões da ONU. Esse país estava assim — afirmou.

A declaração foi feita durante a comemoração dos dez anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri (SP). No evento, Lula anunciou reformas nos três campi da universidade, incluindo a construção de uma biblioteca e um auditório em Lagoa do Sino, a ampliação do Hospital Universitário em São Carlos e um restaurante universitário no campus Sorocaba. As obras serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O campus Lagoa do Sino, inaugurado em 2014, oferece cursos voltados para engenharia e agricultura familiar. Estiveram presentes no evento os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Camilo Santana (Educação), além do escritor Raduan Nassar, que doou a fazenda de 643 hectares onde a unidade está localizada.

Lula reafirmou a importância da educação, afirmando que “nunca é gasto, é investimento” e prometeu terminar seu mandato com 782 institutos federais no país. Ele também destacou programas como Bolsa-Atleta e Mais Médicos, e incentivou os jovens universitários a se engajarem na política. “Quando vocês acordarem do avesso, mesmo assim, não desistam da política. O Brasil precisa de políticos com ‘P’ maiúsculo”, enfatizou.

Estudante cobrou de Lula entrega de obra incompleta

A visita de Lula à UFSCar ocorreu duas semanas após ele ser questionado por uma estudante sobre a entrega incompleta de uma intervenção universitária em São Paulo. No início do mês, durante uma cerimônia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma estudante de direito, Jamily Assis, criticou a demora na entrega das obras anunciadas por Lula em 2008, das quais apenas metade foi concluída até agora.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-compara-situacao-do-brasil-pos-impeachment-ao-conflito-na-palestina/