O líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), enviou ofício ao ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, pedindo que sejam tomadas providências contra o secretário de Justiça de Romeu Zema pelas declarações de que “o governo federal é amigo de narcopresidentes”.
Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, do Globo, na manhã de segunda-feira, em entrevista à rádio Vivo, da Itatiaia, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, afirmou que “a culpa, na verdade, é que a gente tem hoje um governo federal que é amigo de narcopresidentes, você tem o presidente da Venezuela, você tem o presidente da Colômbia, você tem o presidente da Bolívia. (…) Isso está colocando o país inteiro em risco iminente de uma convulsão geral pelas facções”.
A declaração era sobre a relação do tráfico na América do Sul com o crescimento de facções brasileiras e o secretário argumentava que o Brasil não devia ter relações com os presidentes desses outros países.
No pedido, Odair Cunha considerou as alegações como “gravíssimas” e “sem mínimo lastro”, podendo prejudicar a imagem do país.
O deputado pede que sejam adotadas “medidas legais que julgar cabíveis, tanto no campo cível, quanto penal”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/secretario-de-seguranca-de-minas-diz-que-governo-federal-e-amigo-de-narcopresidentes-e-lider-do-pt-recorre-a-agu/