(Foto: José Cruz/ABr, CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons)
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de queimadas no Maranhão teve um aumento significativo, com 1.546 focos de incêndio registrados somente neste mês de julho, ultrapassando os 1.166 focos do mês anterior, o que representa um aumento de 32,59% em relação a junho .
O último domingo (21), foi o dia com a maior quantidade de focos de queimadas no mês, com 263 pontos de queimadas identificadas pelo INPE.
O Maranhão ocupa o 5° lugar no ranking nacional dos estados mais afetados, com quase 4 mil focos este ano, sendo Balsas a cidade com o maior número de ocorrências no estado, ocupando a lista de municípios com mais focos em todo o país.
Na semana passada, o governo estadual lançou decreto Maranhão sem Queimadas:
Um levantamento realizado pela Equatorial Maranhão revela que, de janeiro a junho, foram registradas 20 ocorrências de grande proporção na rede elétrica decorrentes de queimadas.
O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro, destaca os cuidados essenciais para evitar acidentes com queimadas:
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/queimadas-no-maranhao-crescem-3259-neste-mes-de-julho/