24 de novembro de 2024
Convidado para se filiar ao PL, governador de SP diz
Compartilhe:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afastou os rumores de que iria trocar sua atual legenda pelo Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à GloboNews, na manhã desta quarta-feira, o político afirmou que “está confortável no Republicanos”.

“Não tem nada previsto. Eu estou muito confortável no Republicanos e devo permanecer no Republicanos”, disse o governador à GloboNews.

Em maio, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que o governador de São Paulo tinha comunicado a decisão de sair do Republicanos, o que ocorreria até julho.

— Estive em um jantar com o (senador) Rogério Marinho e com o governador Tarcísio. Ele me disse que vem antes das eleições, acredito que até julho. O PL fará uma festa para recebê-lo — disse Valdemar à época.

Depois da declaração, no entanto, negou a troca, e disse que não ocorreria naquele momento. Mesmo sem uma definição de quando, Tarcísio chegou a externar a vontade de ir para o partido de Bolsonaro. Após o ato na Avenida Paulista em que esteve ao lado do ex-presidente, se tornou ainda mais incômodo o fato de o Republicanos estar próximo ao governo Lula e ter um ministério — o de Portos e Aeroportos. Com a inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio é visto como uma das alternativas da direita para a disputar a Presidência da República contra o atual mandatário nas eleições de 2026.

Venda da Sabesp

Na mesma entrevista, o governador de São Paulo defendeu o avanço do modelo de privatização dos serviços públicos do país. Na terça (23), a gestão estadual concluiu a venda de 32% da Sabesp e arrecadou 14,8 bilhões — mebora tenha sido vendida abaixo do preço que valia.

“Há espaço para avançar mais nas privatizações. Eu acredito que com o passar do tempo a gente foi aprendendo a modelar e estruturar melhor os projetos. A gente compreende melhor os riscos, a gente foi se aprofundando na temática da regulação”, falou Tarcísio.

Os críticos da medida dizem que a Sabesp era uma empresa pública lucrativa e eficiente e que, portanto, não precisaria ser privatizada.

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, criticou o valor que o governo estadual conseguiu pelas ações vendidas da companhia de saneamento.

“Um nada, se lembrarmos que a Sabesp deu lucro de R$ 3,5 bilhões só no ano passado e tinha um plano de investimentos de R$ 47,4 bilhões para o quadriênio de 2024-2028”, disse no X (antigo Twitter).

Com informações do GLOBO.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/convidado-para-se-filiar-ao-pl-governador-de-sp-diz-que-vai-permancer-no-republicanos-estou-confortavel/