25 de novembro de 2024
2 mil km: nova geração do Corolla deve ter muito
Compartilhe:

Ainda falta chão para 2026, mas os fãs de carros japoneses já estão ansiosos para a estreia da nova geração do Toyota Corolla. A revista nipônica especializada Best Car acaba de divulgar algumas informações de bastidores sobre o veículo, que deve sair apenas em 26 no Japão e em 2027 no Brasil.

A 12ª geração de um dos carros mais vendidos da história está no mercado global desde 2018 (19 aqui no país). E, pelas novas informações, a 13ª geração terá como foco enfrentar os carros elétricos e híbridos chineses.

Leia mais

  • Projeção: Brasil terá 1,4 milhão de veículos elétricos até 2030
  • BYD vai lançar concorrente do Corolla no Brasil; veja qual deve ser o preço
  • Corolla dos céus: conheça o avião feito pela Toyota

Para isso, a Toyota aposta em seu novo conjunto de motores. Hoje, os atuais propulsores da marca japonesa têm uma eficiência térmica de 40%. A ideia é superar os 46,06% anunciados pela BYD e o seu motor PHEV de 1,5 litros.

Menores e mais eficientes, esses novos motores Toyota prometem entregar muito autonomia em conjunto com o pacote elétrico da montadora japonesa.

O novo Corolla terá versões híbridas: uma HEV (híbrido pleno) e uma inédita opção híbrida plug-in (PHEV). A estimativa é que essa segunda alcance impressionantes 2.100 km de autonomia.

Mais detalhes do novo Corolla

  • A Best Car cita um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 130 cv e 15 kgfm, para as versões de entrada.
  • Ele será usado também para o sistema híbrido completo (HEV), porém gerando 100 cv e 13 kgfm.
  • Também haverá uma variante turbo de 180 cv e 23 kgfm, mais potente.
  • Não há mais detalhes sobre o modelo PHEV.
  • Como já aconteceu nas outras gerações recentes, o Corolla deve chegar para o mercado global em 3 versões diferentes no que diz respeito ao design.
  • Além do tradicional sedã, o carro japonês também poderá ser um hatchback ou uma perua.
  • No Brasil, porém, a tendência é que a 13ª geração siga a anterior e venha apenas nas versões sedã e Cross, que funciona como um SUV.
  • Isso ocorre por uma questão mercadológica: o público por aqui prefere esse tipo de carro.
  • Sobre o visual, a revista aposta em algo parecido com o novo Prius.
A tendência é que o novo Corolla seja semelhante ao Prius de última geração – Imagem: Divulgação/Toyota
  • O perfil @theottle no Instagram publicou, há algumas semanas, uma projeção de como deve ficar.
  • Em se confirmando, teremos um Corolla com design bem mais esportivo do que atualmente.

Preço e projeções

Vale destacar que todas essas informações não são oficiais; elas são da revista japonesa. Tudo isso, no entanto, deve se confirmar com o tempo (até porque as fontes da Best Car costumam ser ótimas quando o assunto é Toyota).

Uma coisa que a publicação não trouxe ainda foi uma previsão de preço. A tendência é que não seja barato – e a minha aposta é que nisso a Toytoa não consiga superar os concorrentes chineses.

De acordo com o site japonês Best Car, a versão perua do novo Corolla deve ter esse visual – Imagem: Reprodução/Best Car

Como já dissemos, o cronograma é que o novo Corolla estreie no Japão em 2026 e chegue ao Brasil um ano depois – assim como aconteceu com a geração anterior.

E, por aqui, ele deve ser produzido na fábrica da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo. A planta já cuida atualmente do Corolla Cross, do Yaris Hatch e Sedã e, em breve, do inédito Yaris Cross.

As informações são do Motor1.

O post 2 mil km: nova geração do Corolla deve ter muito mais autonomia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/24/carros-e-tecnologia/2-mil-km-nova-geracao-do-corolla-deve-ter-muito-mais-autonomia/