Morreu na madrugada desta quinta-feira (25) aos 82 anos, o desembargador Raimundo Cutrim. Ele estava internado no hospital UDI, em São Luís. As causas da morte ainda não foram divulgadas.
Juiz de Direito, Raimundo tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão e presidiu a corte no biênio 2008/2009. Também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral no período 2009 a 2011 e Corregedor Geral de Justiça do TJMA no biênio 2006/2007.
Raimundo Freire Cutrim era irmão do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Edmar Cutrim, e tio do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho; do deputado estadual Glalbert Cutrim e do ex-deputado e ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.
O Tribunal de Justiça emitiu nota sobre a morte de Raimundo Cutrim
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, em nome dos desembargadores e desembargadoras, juízes e juízas, servidores e servidoras, manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador Raimundo Freire Cutrim, ocorrido nesta quinta-feira (25/7).
O magistrado exerceu diversas funções no Poder Judiciário do Maranhão, como corregedor-geral da Justiça e presidente do TJMA e TRE/MA, deixando um legado de compromisso com a Justiça e a cidadania no Estado.O desembargador era tio do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e do juiz auxiliar da presidência, Gladiston Cutrim. O Poder Judiciário decretou luto oficial de três dias.
O velório acontece nesta quinta-feira (25/7), na Sala 5 da Pax União, no Centro. O sepultamento será realizado no Memorial Pax União, às 16h30, em Paço do Lumiar.
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão também lamentou a morte do magistrado.
A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do desembargador Raimundo Freire Cutrim, tio do deputado estadual Glalbert Cutrim, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (25), no Hospital UDI, em São Luís.
Raimundo Freire Cutrim, irmão do conselheiro aposentado do TCE/MA, Edmar Cutrim, teve uma trajetória notável na área jurídica. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, atuou como juiz de Direito em várias comarcas. Em 1997, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça por merecimento.
Em dezembro de 2005, foi eleito corregedor-geral de Justiça para o biênio 2006/2007, onde implantou projetos inovadores como o Fala Audiência, Leitor Ótico de Processos, Terminal de Consultas a Processos e a Distribuição Móvel de Petições (DMP). Ele também presidiu o Tribunal de Justiça do Maranhão no biênio 2008/2009 e foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão de 21/12/2009 a 19/12/2011.
Sua dedicação e compromisso com a Justiça marcaram sua trajetória e deixaram um legado inestimável.Neste momento de profunda dor, a Assembleia solidariza-se com seus familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela inestimável perda.
Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/07/morre-o-desembargador-raimundo-cutrim-aos-82-anos/