A segunda rodada da pesquisa da Quaest sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Belford Roxo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mostra Márcio Canella, do União Brasil, com 48% das intenções de voto e Matheus do Waguinho, do Republicanos, com 26% em dois cenários: com todos os pré-candidatos e sem Dr. Vinicius Crânio (PSOL) e Gustavo Ferreira (NOVO).
Em relação à pesquisa anterior, de junho, os dois pré-candidatos oscilaram dentro da margem de erro, de 4 pontos percentuais. Canella, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, teve variação negativa de 3 pontos percentuais e Matheus do Waguinho, que tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é sobrinho de Waguinho, o atual prefeito, oscilou positivamente 1 ponto percentual.
Assis Freitas, do PSB, tem 1% no primeiro cenário e 2% no segundo; Gustavo Ferreira e Dr. Vinicius Crânio não pontuaram no primeiro cenário. Nas duas simulações indecisos são 16% e 8% informam que votarão em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.
Na simulação de segundo turno, Canella venceria Matheus do Waguinho por 51% a 31%, mais uma vez com oscilação dentro da margem de erro em relação a junho, quando o resultado seria 55% a 27%. Indecisos são 11% (8% em junho) e 7% informam que votarão em branco, nulo ou não irão votar (10% em junho).
Apoios de Lula e Bolsonaro
A pesquisa voltou a conferir a influência dos apoios políticos aos pré-candidatos. O apoio de Lula aumenta as intenções de voto em Matheus do Waguinho de 31% para 38% no primeiro turno. Já o apoio de Bolsonaro faz as intenções de voto em Canella oscilarem negativamente, de 51% para 47%.
Outra pergunta levantou a hipótese de voto em um candidato a prefeito desconhecido, apoiado por Lula ou por Bolsonaro. O apoio de Lula não resultaria em voto no candidato indicado para 66% e o de Bolsonaro, para 64%.
Gestão do atual prefeito
A gestão do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos) é aprovada por 47% (42% em junho), reprovada por 15% (25% na pesquisa anterior) e considerada regular por 35% dos eleitores de Belford Roxo.
Pesquisa Quaest
A pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número RJ-06992/2024. A coleta foi realizada entre os dias 21/07 e 24/7, com eleitores de Belford Roxo de 16 anos ou mais. Foram 600 entrevistas presenciais e a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisa-quaest-canella-lidera-em-belford-roxo-com-48-matheus-do-waguinho-aparece-com-26/