Lula viaja ao Chile nos próximos dias com uma comitiva daquelas: ao menos 11 ministros estão confirmados, além do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado por Geraldo Alckmin. Sua chegada está prevista para domingo à noite, com volta marcada para o início da tarde de terça-feira, informa o colunista Lauro Jardim, do jornal O GLOBO.
Entre os nomes do alto escalão do governo, estão Mauro Vieira, Simone Tebet, Silvio Almeida, Nísia Trindade, Alexandre Silveira, Silvio Costa Filho e Carlos Fávaro. Também vão integrar o grupo os presidentes da Embratur e da Apex, Marcelo Freixo e Jorge Viana, respectivamente.
Há uma expectativa de que, na agenda com Gabriel Boric, sejam assinados até 27 acordos entre Brasil e Chile. Cerca da metade deles já está pronta, enquanto os demais carecem de ajustes jurídicos ou estão em negociação.
Um dos temas que estará em pauta é o Corredor Bioceânico de Capricórnio, que liga Mato Grosso do Sul aos portos do norte chileno.
Quem acompanha de perto os preparativos também não descarta que as eleições na Venezuela seja um tópico discutido.
Parte da equipe de cerimonial de Lula já está em Santiago. A ideia é manter o programa que havia sido delineado para a visita do presidente brasileiro em maio, quando a viagem foi postergada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.
O roteiro prevê protocolos típicos de uma visita de Estado como oferenda floral, reuniões no Palácio de La Moneda (sede da presidência do Chile), almoço com Boric, sessão no Congresso e até uma visita ao presidente do Judiciário local. Também é prevista a participação em um evento empresarial.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-e-ao-menos-11-ministros-viajam-ao-chile-no-domingo/