20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as big techs e ressaltou a importância de usar a inteligência artificial (IA) para gerar empregos no Brasil, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No evento, Lula recebeu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), criado a partir de uma demanda sua. Ele expressou preocupação com o impacto negativo da IA no emprego, citando estimativas de que ela poderia causar 16 milhões de demissões.

“Fico muito assustado quando vejo matéria nos jornais dizendo que IA pode causar 16 milhões de desempregados. Se é para isso, não quero. Que coisa que é essa tão importante que vai causar problemas para sociedade? Nossa inteligência artificial tem que ser inteligente, a gente quer fazer dela uma fonte de emprego nesse país. Forme milhões de jovens preparados para isso”, afirmou ainda.

Os discursos iniciais da conferência destacaram a necessidade de investimentos em ciência e tecnologia, especialmente em um contexto de cortes de gastos públicos. A ministra Luciana Santos criticou a taxa Selic, uma constante crítica de Lula, ao abordar o financiamento do FNDCT. Ela enfatizou a importância de buscar recursos para áreas essenciais.

Durante o evento, Lula mencionou uma proposta do presidente espanhol Pedro Sánchez para uma parceria entre Brasil e Espanha no desenvolvimento de IA em português e espanhol, visando autonomia tecnológica. Ele incentivou a criação de uma IA que represente as culturas brasileiras, como a guarani ou yanomami.

“Façam uma proposta de alguma coisa que seja factível, de alguma coisa que possa ser executada, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: ‘Nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser yanomami, mas uma inteligência nossa”, completou o presidente durante discurso aos conselheiros.

A conferência, retomada após 14 anos, inclui 50 sessões de debates e atrai até 2.200 participantes presenciais por dia, além de 2.000 virtuais.

Com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-critica-big-techs-e-diz-que-inteligencia-artificial-deve-gerar-e-nao-tirar-empregos/