21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Polícia Federal indiciou Givaldo Ricardo de Freitas, ex-superintendente Especial de Comunicação do governo de Sergipe, por supostamente encomendar um áudio falso com críticas manipuladas do presidente Lula ao senador Rogério Carvalho (PT).

O áudio, divulgado durante as eleições de 2022, foi supostamente criado para prejudicar Carvalho, que concorria ao governo do estado contra Fábio Mitidieri (PSD), apoiado pelo então governador Belivaldo Chagas.

No áudio, uma voz imitando Lula critica Rogério por sua falta de iniciativa política.

“Não vai votar, não vai votar porque o Rogerio não toma iniciativa de acreditar em sua própria política. É preciso fazer uma autocrítica. Eu sinceramente estou constrangido, não adianta brigar para ser candidato a governador”, diz, supostamente, Lula no áudio que tomou as redes sociais à época.

A PF encontrou mensagens entre Givaldo, Rodrigo Leão dos Santos e Carlos José Walter Costa sobre a edição do áudio, com uma pasta de projeto nomeada “Belivas/Lula Rogério Não”. Rodrigo teria feito a edição sob orientação de Carlos José, ambos recebendo R$ 5 mil pelo serviço.

Givaldo e Carlos José permaneceram em silêncio nas investigações, enquanto Rodrigo negou a falsificação, alegando que o áudio era destinado a uma página de humor e não foi finalizado.

A PF enviou o relatório final à Justiça Eleitoral, sugerindo o indiciamento dos envolvidos por divulgação de fatos inverídicos, em violação ao Código Eleitoral. O senador Rogério Carvalho destacou a importância da verdade e responsabilização dos envolvidos, ressaltando a necessidade de proteger a democracia contra atos criminosos.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ex-assessor-do-governo-de-sergipe-e-indicado-por-encomendar-audio-falso-com-fala-manipulada-de-lula/