Uma das principais estudiosas da cultura afro-brasileira, a historiadora Helena Theodoro foi homenageada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (16/4), com a Medalha Tiradentes.
Graduada em Pedagogia, mestre em Educação, doutora em Filosofia e pós-doutora em História Comparada, Helena é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo referência nos debates sobre religiões de matrizes africanas, racismo e intolerância religiosa.
Recentemente, ela já havia sido homenageada em seminário realizado pelo Centro de Articulações de Populações Marginalizadas (Ceap) e pela Rede de Professores Antirracistas em evento na UFRJ.
“Helena Theodoro é mais do que uma inspiração, é uma referência concreta da potência da mulher negra que se apropria da academia para defender, promover, valorizar e honrar o saber negro, ancestral e popular. Devemos a essa grande mulher o seu pioneirismo na abordagem de temas como o samba e o carnaval como ciência”, lembrou a deputada Renata Souza (Psol), autora da homenagem
O recebimento da medalha faz parte da Agenda Abril Verde, Lei de que destina este mês a ações de prevenção e combate ao racismo religioso em todo Estado do Rio.
“A gente pode mudar a realidade, superar as dificuldades e trilhar novos caminhos. Tudo pode mudar se a gente tiver o direito de escolha. Numa sociedade em que o outro é olhado pelo que produz, não acreditem nisso, eu fico mais velha e descubro que isso significa melhor pensar, melhor encontrar soluções. Sejamos ubuntu, ‘eu sou porque nós somos’, porque cada um tem o direito de escolher o próprio caminho e descobrir que é muito bom estar vivo, aprender, ensinar, receber elogios e também reprimendas”, disse Helena Theodoro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/historiadora-helena-theodoro-e-homenageada-com-a-medalha-tiradentes/