20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Lula contou nesta quarta-feira (31) parte do teor da conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira (30). Segundo Lula, os dois trataram da situação na Venezuela e da recente decisão de Biden de não concorrer à reeleição.

O presidente afirmou ter elogiado Biden por sua postura, destacando que a decisão exigiu “caráter, dignidade, ética e um profundo respeito pelo seu povo”.

“Eu falei, ‘presidente, eu queria que o senhor soubesse o que eu penso da sua atitude’. Um homem para tomar atitude que o Biden tomou de desistir de ser candidato a poucos meses das eleições — em função de algum problema que só ele sabe o que tem — (…) é preciso ter muito caráter, muita dignidade, ser muito ético e gostar muito do seu povo”, prosseguiu Lula, durante evento em Corumbá, no Pantanal, nesta quarta-feira (31),

Biden anunciou sua desistência de disputar um segundo mandato em 21 de julho, optando por apoiar a vice-presidente Kamala Harris como candidata à presidência pelo Partido Democrata. Lula classificou a atitude de Biden como “um exemplo” para líderes globais, enfatizando que foi uma decisão pensada no bem-estar das pessoas.

Antes da declaração pública de Lula sobre o telefonema, o Palácio do Planalto já havia divulgado que ambos os presidentes reforçaram a importância da apresentação das atas das urnas na Venezuela.

Sobrevoo em áreas atingidas por queimadas

No Pantanal, Lula sobrevoou áreas atingidas por queimadas e expressou sua emoção ao ver o trabalho dos brigadistas. Essa é sua segunda visita a Mato Grosso do Sul em seu terceiro mandato, mas a primeira após o agravamento da crise hídrica e o aumento recorde de queimadas na região.

Durante o evento, Lula sancionou a lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo e anunciou medidas para prevenção e combate a incêndios no Pantanal. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, até 28 de julho, 82 incêndios foram registrados na região, com 45 já extintos e 36 em processo de combate, dos quais 20 estão controlados.

Com informações do g1

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-disse-que-elogiou-biden-por-sua-decisao-de-desistir-da-reeleicao-profundo-respeito-pelo-seu-povo/