24 de novembro de 2024
Primo de Brilhante Ustra repete frase de militar condenado como
Compartilhe:

Marcelo Ustra da Silva Soares, primo do militar condenado por tortura durante a ditadura, Carlos Alberto Brilhante Ustra, será candidato a vereador pelo PL em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Tenente-coronel do Exército por formação, Marcelo se filiou nesta semana ao partido de Jair Bolsonaro e conta com o apoio do ex-presidente. A informação foi inicialmente divulgada pela CNN e confirmada, em seguida, pelo Globo.

Em suas redes sociais, Marcelo Ustra demonstra orgulho da trajetória de seu primo e se declara familiar do “pavor de Dilma Rousseff”. Durante o período de repressão no país, a ex-presidente petista foi torturada em sessões comandadas por Brilhante Ustra. A frase usada pelo pré-candidato, “pavor de Dilma Rousseff”, foi proferida pelo próprio Bolsonaro ao votar a favor do impeachment, em 2016, quando era deputado federal.

Ao longo da última semana, quando o ex-presidente esteve no Rio Grande do Sul, Marcelo acompanhou uma série de agendas. Durante o governo Bolsonaro, ele esteve lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e inclusive acompanhou a comitiva do ex-presidente a Orlando, no fim do mandato. Em janeiro de 2023, foi dispensado logo após a posse do presidente Lula (PT).

Na ativa no Exército até pelo menos maio deste ano, segundo o Portal da Transparência, esta será a primeira vez que o militar concorre a um cargo eletivo. Ele é bisneto de Celanira Martins Ustra, avó de Brilhante Ustra.

Além do apoio ao primo nessas eleições e a homenagem durante o impeachment de Dilma, Bolsonaro costuma elogiar publicamente o militar condenado.

Em 2021, afirmou que Brilhante Ustra é um “herói nacional”. Na ocasião, foi perguntado por um jornalista sobre o motivo de ter encontrado com Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra, mulher do militar. Ele respondeu: “Ela (Maria Joseíta) tem um coração enorme. Eu sou apaixonado por ela. Não tive muito contato, mas tive alguns contatos com o marido dela enquanto estava vivo. Um herói nacional que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer”.  

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/primo-de-brilhante-ustra-repete-frase-de-militar-condenado-como-torturador-se-candidata-a-vereador-no-sul-e-tem-apoio-de-bolsonaro/